ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Três anos após escândalo, gasto com diárias é alvo de outra investigação

Ministério Público instaurou inquérito para investigar gastos de quase R$ 22 mil no período de cinco dias, em agosto

Helio de Freitas, de Dourados | 22/11/2017 11:27
Plenário da Câmara de Vereadores de Naviraí (Foto: Divulgação)
Plenário da Câmara de Vereadores de Naviraí (Foto: Divulgação)

O gasto com diárias por vereadores voltou a ser alvo de investigação em Naviraí, a 366 km de Campo Grande. Em 2014, um escândalo envolvendo diárias fraudulentas levou à cassação dos 13 legisladores do município. Cinco chegaram a ser presos e atualmente todos respondem a processo por corrupção e organização criminosa na Justiça Estadual.

Ontem (22), o promotor de Justiça Daniel Pívaro Stadniky instaurou inquérito civil para investigar suspeita de irregularidades no pagamento de diárias aos vereadores para viagens a Brasília no período de 15 a 19 de agosto deste ano.

Conforme dados divulgados no Portal da Transparência da Câmara de Naviraí, pelo menos 12 dos 13 vereadores se ausentaram da cidade. A despesa com diárias nesse período de cinco dias chegou a quase R$ 22 mil.

A assessoria de imprensa da Câmara ainda não se manifestou sobre a investigação instaurada pelo MP.

Operação Atenas – No dia 8 de outubro de 2014, a Polícia Federal desencadeou a Operação Atenas e prendeu cinco vereadores de Naviraí, entre eles o então presidente da Câmara, Cícero dos Santos, o Cicinho, que ficou quatro meses na cadeia. Os outros oito vereadores foram afastados pela Justiça dias depois e todos acabaram cassados.

O esquema de corrupção, que seria chefiado por Cicinho, envolvia também fraudes em licitações e cobrança de propina de empresários locais. Três funcionários do Legislativo e dois empresários também foram presos. O processo continua em andamento na Justiça.

Dos 13 suplentes que tomaram posse em 2015 nas vagas dos cassados, oito não conseguiram se reeleger na eleição do ano passado.

Nos siga no Google Notícias