ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

TRF mantém proibida construção de termelétrica no Pantanal

Marcio Breda | 01/03/2011 17:16

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) decidiu por unanimidade manter a decisão de impedir que o Ibama conceda licença ambiental para construção de uma termelétrica em Corumbá. A alegação é de riscos de contaminação dos rios por metais pesados.

Em 2005, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Mato Grosso do Sul moveram uma ação civil pública contra o Ibama, que havia concedido uma licença prévia para a construção da usina Termopantanal, em Corumbá. O objetivo era invalidar a licença, uma vez que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), documento obrigatório para construção de usinas como esta, tinha uma série de deficiências, entre elas a ausência de um estudo sobre a possibilidade de os rios da região serem contaminados por metais como o mercúrio.

O Ibama recorreu da decisão da 1ª Vara Federal de Corumbá, alegando que não compete ao Ministério Público impedi-lo de exercer as suas atribuições legais, como a de expedir licenças ambientais.

Para a procuradora regional da República, Maria Silvia Luedemann, o Ministério Público não quer impedir que o Ibama conceda licenças, como é sua obrigação, mas garantir que as normas técnicas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública sejam cumpridas pelo empreendedor e pelo órgão licenciador.

"Percebe-se da análise dos autos, de forma cristalina, a possibilidade de dano irreversível que poderá redundar da instalação da usina termelétrica na região do Pantanal, área declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal. O procedimento de autorização para empreendimentos que causem impacto ambiental possui rigorosas normas que devem ser observadas”, afirma nos autos a procuradora.

Por fim, a procuradora Maria Silvia Luedemann lembra que "o que o Direito Ambiental objetiva não é obter uma reparação do dano causado ao final de um processo e sim prevenir a sua ocorrência e reprimir prontamente o ilícito para evitar maiores prejuízos ao meio ambiente, que se deseja equilibrado".

Nos siga no Google Notícias