ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Trote com anúncio de “massacre” em Bonito marca o 10º caso em MS

Mais uma escola identificou troca no nome de rede de wi-fi e policiais chegaram a ir até o local

Izabela Sanchez | 13/04/2019 08:01
Escola Estadual Luiz da Costa Falcão em Bonito (Foto: Divulgação)
Escola Estadual Luiz da Costa Falcão em Bonito (Foto: Divulgação)

Na manhã de sexta-feira (12), em Bonito, a 257 km de Campo Grande, mais uma escola foi alvo de “trote” que anunciava um massacre, o que contabiliza ao menos 10 casos em Mato Grosso do Sul, efeito cascata do ataque que ocorre em Suzano (SP). O caso ocorreu na Escola Estadual Luiz da Costa Falcão.

Conforme o site Bonito Informa, a diretora acionou a polícia depois de identificar uma rede de wi-fi nomeada como “Massacre na escola Falcão 10h30”. O sinal foi notado por alunos, que avisaram a diretora.

Segundo o portal, o delegado Gustavo Henriques Barros enviou policiais até a escola. Eles descobriram que eram redes de compartilhamento de internet móvel criadas nos aparelhos celulares pelos alunos, para assustar os colegas.

Uma vez identificada a “brincadeira”, os policiais reuniram os estudantes no ginásio e discursaram sobre a “gravidade” do trote, além de orientar sobre procedimentos a serem adotados diante de situações de risco.

“Este tipo de alarme falso gera um desgaste. Quando realmente existir indícios de uma ameaça desta magnitude, a polícia civil deve ser imediatamente acionada para impedir que a ação criminosa aconteça”, declarou o delegado ao site.

Outros casos – Na quinta-feira (11), a polícia identificou mais três ameaças de massacre em escolas públicas de Mato Grosso do Sul. Dois casos ocorreram em Campo Grande e um em Dourados.

Na noite de quarta-feira (10), a Polícia Militar foi acionada após uma ameaça de massacre na Escola Estadual Hércules Maymone, localizada na Rua Joaquim Murtinho, em Campo Grande. Um aluno de 18 anos roteou a rede de Wi-Fi com a mensagem ''Massacre Hércules às 20h30''.

Por meio de um aplicativo, a Polícia Militar chegou ao autor da ameaça. Aos militares, o estudante disse que escreveu a mensagem em tom de brincadeira. Ele foi detido e encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro. O celular foi apreendido.

Fernanda Félix, delegada da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), explicou que esse tipo de ameaça generalizada pode ser equiparada ao ato infracional de ameaça, apologia e instigação ao crime. Os autores podem ser encaminhados para Unei (Unidade Educacional de Internação).

Nos siga no Google Notícias