ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

União decreta situação de emergência em município devido às fortes chuvas

Apoio emergencial será disponibilizado depois que prefeitura apresentou prejuízos à Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

Anahi Gurgel | 20/12/2017 07:43
Queda de árvore registrada após forte temporal em Itaquiraí, no final de outubro. (Foto: Direto das Ruas)
Queda de árvore registrada após forte temporal em Itaquiraí, no final de outubro. (Foto: Direto das Ruas)

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta terça-feira (19), a situação de emergência no município de Itaquiraí, ao sul de Mato Grosso do Sul, devido aos prejuízos provocados pelas fortes chuvas que estão frequentes nos dois últimos meses.

O apoio emergencial, publicado no Diário Oficial da União tem ontem, têm vigência de 180 dias. Ele foi disponibilizado pela Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil) a partir do chamado PDR (Plano Detalhado de Resposta), apresentado pela prefeitura por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado, garantindo acesso às ações de apoio da Sedec para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.

Distante cerca de 140 quilômetros de Campo Grande, Itaquiraí tem registrados intensas rajadas de vento desde o final de outubro, com quedas de árvores, interrupção do fornecimento de energia elétrica e pontos de alagamentos.

Outros quatro estados afetados por desastres naturais também receberão o apoio emergencial. Nos municípios de Ipiranga do Piauí, no Piauí, e Canindé de São Francisco, em Sergipe, a emergência é em decorrência de estiagem.

Panambi, no Rio Grande do Sul, foi afetado por um forte vendaval. Já o município mineiro de Pirapetinga decretou emergência em função das boçorocas, que são fendas na terra ou ravinas.

Nos siga no Google Notícias