ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Ventos de até 90 km por hora arrancam telhado e derrubam árvores em Itaporã

Moradores gravaram vídeos que mostram a força do vento na tarde desta quarta-feira

Geisy Garnes | 09/09/2021 06:57


A chuva rápida registrada em Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (8), veio acompanhada de ventos fortes que anunciaram a queda de temperatura no Estado. Em Itaporã – cidade a 227 quilômetros de Campo Grande –, a ventania chegou a 90 km/h, derrubou árvores e arrancou telhados de residências pela cidade.

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp, às 16 horas, o vento marcou a maior velocidade do dia, 90 km/h. Foi neste período que os moradores registraram vídeos que mostram a destruição causa pela ventania.

Em imagens enviadas ao site Itaporã News, é possível ver um telhado de zinco ser arrancado no Bairro Jardim Santa Terra. Com a força do vento, a estrutura foi parar no terreno vizinho a casa. Outro vídeo mostra árvores caídas na Rua Dez de Dezembro. Por pouco, os galhos não atingiram um carro estacionado na via.

Não chovia na cidade desde o dia 27 de agosto, quando foi registrado acúmulo de 12 milímetro. Estragos por conta do vendaval também foram registrados em Campo Grande, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Bonito, Aquidauana, Bataguassu e Maracaju.

Conforme Natálio Abrahão, a ventania foi o anúncio da aproximação de frente fria, que chegou ao Estado no fim da tarde de ontem, vinda do Sul do país. “São chamados ventos pré-frontais”, destaca Abrahão. O município amanheceu com 18°C e de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima não passa de 24°C ao longo do dia.

Nesta manhã, o céu nublado predomina no centro-sul do Estado, com previsão de mais chuva ao decorrer do dia. Nas demais regiões, o tempo fica parcialmente nublado, com sol durante a tarde. Os termômetros voltam a subir no sábado (11), em todo Mato Grosso do Sul.

Árvore caída na Rua 10 de Dezembro. (Foto: Reprodução Vídeo/Itaporã News)
Árvore caída na Rua 10 de Dezembro. (Foto: Reprodução Vídeo/Itaporã News)


Nos siga no Google Notícias