ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Advogados de Puccinelli aguardam orientações para se pronunciar

Nova fase da Operação Lama Asfáltica cumpre mandado de busca e apreensão no apartamento do peemedebista

Alberto Dias | 10/05/2016 08:33

O ex-governador André Puccinelli (PMDB), que recebeu policiais federais esta manhã em seu apartamento com mandado de busca e apreensão, informou via assessoria que ainda está tomando parte da situação. "Os advogados ainda vão tomar conhecimento da situação e só depois disso é que vão se pronunciar", afirmou o assessor. Ao Campo Grande News, ele adiantou que estão aguardando para conversar com Puccinelli. "Ainda não fomos orientados e por isso ainda não podemos falar", disse.

A ação da PF no apartamento de Puccinelli, em Campo Grande, é parte da segunda fase da operação Lama Asfáltica, deflagrada nesta terça-feira (10) e batizada de Fazendas de Lama. A primeira etapa foi realizada em nove de julho de 2015. Ao todo, serão 15 mandados de prisão temporária, 28 mandados de busca e apreensão, além de 24 mandados de sequestro de bens de investigados. Os mandados são cumpridos em Campo Grande, Rio Negro, Curitiba (PR), Maringá (PR) Presidente Prudente (SP) e Tanabi (SP).

Conforme a polícia, o nome Fazendas de Lama é referente à aquisição de propriedades rurais com recursos públicos desviados de contratos de obras públicas, fraudes em licitações e recebimento de propinas, resultando também em crimes de lavagem de dinheiro.

Nesta fase, após a análise dos materiais apreendidos na primeira operação Lama Asfáltica, novas fiscalizações realizadas pela CGU (Controladoria-Geral da União) e relatórios da Receita Federal, foram encontrados indícios da prática dos crimes de lavagem de dinheiro, inclusive decorrentes de desvio de recursos públicos federais e provenientes de corrupção passiva, com a utilização de mecanismos para ocultação de valores, como aquisição de bens em nome de terceiros e saques em espécie.

Durante a primeira fase da operação, cujas investigações iniciaram-se em 2013, foi constatada a existência de um grupo que, por meio de empresas em nome próprio e de terceiros, superfaturaram obras contratadas com a administração pública, mediante a prática de corrupção de servidores públicos e fraudes a licitações, ocasionando desvios de recursos públicos.

Nos siga no Google Notícias