ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Juiz decide se mulher será julgada por prática de aborto

Redação | 06/10/2009 16:40

A defesa de uma funcionária pública, que foi atendida na clínica da médica Neide Mota Machado, tenta provar que a mulher não praticou aborto. Cabe ao juiz Carlos Alberto Garcete decidir se ela será julgada pelo crime ou não.

A audiência estava marcada para ontem. No entanto, o advogado dela, Honório Suguita, conseguiu um recurso para que o magistrado analise novamente o caso.

"O fato em si não constitui crime", diz o advogado. Ele ressalta que se trata de uma acusação de aborto e a cliente dele fez uma curetagem na clínica, que funcionou durante 20 anos na região Central de Campo Grande.

Suguita defende que o aborto era incompleto. Já o MPE (Ministério Público Estadual) ressalta que ela pagou R$ 1 mil pela consulta, pagamento que seria feito em duas vezes.

A ultrassonografia anexada aos autos indica a gravidez. Na documentação também há informações de que estava apta à avaliação psicológica.

Uma das parcelas, no valor de R$ 550,00, seria paga em 28 de março de 2002. Ela, entretanto, foi internada com sangramento forte no dia 1º de abril, às 17 horas, quando foi feita a curetagem.

Quase cinco horas depois, ela recebeu alta médica. Para o MPE há indícios de que o feto estava vivo.

O MPE enfatiza que o valor pago pelo procedimento foi muito alto, principalmente quando se considera que pode ser feito em hospitais públicos.

Para finalizar, o MPE destaca que, se o feto estava morto, ou retido, conforme argumenta a defesa, não haveria a necessidade de fazer uma avaliação psicológica para decidir sobre a necessidade do aborto.

Caso - A médica Neide Mota Machado e mais quatro pessoas serão submetidas a júri pela realização de abortos, na Clínica de Planejamento Familiar. Além de Neide, Rosângela de Almeida, Maria Nelma de Souza, Libertina de Jesus Centurion e Simone Aparecida Cantagessi de Souza podem ir a júri popular.

Cerca de 10 mil mulheres podem ter feito abortos na clínica nos últimos 20 anos. O caso veio à tona quando uma reportagem de televisão denunciou o esquema de funcionamento da clínica.

Nos siga no Google Notícias