ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Juiz proíbe Estado de exigir exame de HIV em concursos

Redação | 24/07/2008 13:02

O governo estadual está proibido de exigir a apresentação de exame de HIV de candidatos a uma vaga no serviço público. A decisão é do juiz Dorival Moreira dos Santos, da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, que acatou o pedido do MPE (Ministério Público Estadual).

A exigência do exame constava no edital do último concurso da PM (Polícia Militar). Contudo, uma liminar determinou a supressão do item. Na mesma ação, o MPE também pediu que o governo fosse proibido de exigir o exame nas demais seleções.

O governo alegou que o exame não tinha caráter eliminatório, mas o magistrado considerou que a simples exigência poderia excluir candidatos. Outro argumento do Executivo foi de que a atividade policial exige condições físicas e mentais, além da possibilidade de colocar colegas e a própria comunidade em risco.

Para o juiz, o fato de haver sorologia positiva não significa debilidade física, devido ao avanço no tratamento. O governo pode recorrer da decisão no Tribunal de Justiça

Nos siga no Google Notícias