ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Juiz vem de Ourinhos para assumir Vara da Lama Asfáltica e leilões

Bruno Teixeira tem graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo

Aline dos Santos e Anahi Zurutuza | 22/03/2018 10:33
Juiz durante aula em pós-graduação no interior de São Paulo.
Juiz durante aula em pós-graduação no interior de São Paulo.

“Dona” da operação Lama Asfáltica e de leilões milionárias, a 3ª Vara Federal de Campo Grande será assumida na próxima segunda-feira (dia 26) pelo juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira. O cargo estava vago desde outubro de 2017, quando o juiz Odilon Oliveira se aposentou para disputar as Eleições, e, desde então, vive um ciclo de magistrado “substituto do substituto”.

De acordo com o processo de remoção interna do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), Bruno Teixeira era lotado na 1ª Vara Federal de Ourinhos (São Paulo) e marcou a 3ª Vara como segunda opção.

A preferência do magistrado era pela 5ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande. O juiz, que já atuou em Corumbá, foi na contramão da maioria, que aproveitou para pedir mudança de Mato Grosso do Sul para setores da Justiça Federal em São Paulo.

Até segunda-feira, quem despacha na 3ª Vara Federal - especializada em crime de lavagem de dinheiro, ocultação de bens e valores e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional-, é o juiz substituto Sócrates Leão Vieira.

Bruno Teixeira tem graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo. Em 2016, quando atuava na 4ª Vara Federal em São Paulo, condenou o jogador Neymar e o pai a pagar dívida de imposto de renda. De acordo com a assessoria de imprensa do TRF3, a nova lotação é válida desde 12 de março.

Lama Asfáltica – Maior operação da PF (Polícia Federal) contra corrupção em Mato Grosso do Sul, a ação primeiro tramitou, em 2015, na 5ª Vara, com negativa para todos os pedidos de prisão. Desde 2016, os autos com pedidos de prisão e de busca e apreensão rumaram para a 3ª Vara.

No ano passado, veio a decisão mais rumorosa: o juiz federal substituto Ney Gustavo Paes de Andrade decretou a prisão do ex-governador André Puccinelli (PMDB), que foi preso em 14 de novembro e solto no dia seguinte, feriado pela Proclamação da República.

Nos siga no Google Notícias