ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Lagoa Misteriosa pode ser reaberta para turismo em 2009

Redação | 20/08/2008 07:37

Tradicional ponto de mergulho na região de Bonito e Jardim, a Lagoa Misteriosa, pode ser reaberta para o turismo no segundo semestre do ano que vem.

Para voltar a ser um ponto de visitação, o local passa desde o dia 12 deste mês pelo processo de mapeamento.

Até o dia 31, 13 especialistas em mergulho em caverna, sob a supervisão de Tuta Barroco, que trabalha na modalidade desde 1995, fazem o mapeamento e o cálculo topográfico do local.

O mapeamento faz parte do Plano de Manejo, que após concluído é encaminhado ao Ibama, que autoriza o local para visitação.

Para realizar o trabalho, a equipe conta com um arsenal variado de equipamentos, que vão desde roupas secas até dispositivos para mistura de gases em cilindro.

Segundo Tuta, o mapeamento está sendo feito até uma profundidade de 70 metros, mas não possuem estimativa da profundidade total da caverna. O mergulhador Gilberto Menezes atingiu a profundidade máxima de 220 metros.

Através de um cabo preso em um flutuador mantido na superfície, os mergulhadores responsáveis pelo mapeamento conseguem nomear bases a cada cinco metros de profundidade para caracterizar a Lagoa.

Através de um programa de computador, os dados conseguem construir o esqueleto do local, uma espécie de mapa que mostra medidas de profundidade, largura e formato.

A Lagoa Misteriosa é um dos pontos mais tradicionais de mergulho no País. Para Tuta, o diferencial do lugar em relação a outros atrativos está na visibilidade da água, que permanece cristalina praticamente durante o ano todo.

Além disso, o fato de ser uma caverna vertical permite que os mergulhadores avancem em profundidades maiores. Em espaços de mergulho aberto, como em mares, por exemplo, a visibilidade nem sempre é satisfatória.

Como parte da expedição, a equipe ainda fará sugestões de modalidades de passeios dentro da Lagoa, como a flutuação e o mergulho livre com snorkel.

Nos siga no Google Notícias