ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Lula sanciona minirreforma do Código de Processo Penal

Redação | 09/06/2008 22:57

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira dois projetos de lei que alteram o Código de Processo Penal. Juntos, os projetos vão conferir mais agilidade nas decisões judiciais. as novas normas passam a valer em 60 dias a partir desta terça-feira, 10, quando serão publicadas no Diário Oficial da União.

As principais mudanças regulamentadas são: vedação de que o juiz junte ao processo provas obtidas ilicitamente e a extinção do protesto por novo júri para os condenados a pena igual ou superior a 20 anos de prisão. O novo julgamento era um recurso usado pela defesa cujo resultado podia ser até mesmo a absolvição do acusado.

No caso de provas ilícitas, o juiz que tiver acesso a alguma delas não poderá mais julgar o processo. Outro magistrado será chamado para o caso.

As novas regras definem, ainda, a redução da idade mínima dos jurados de 21 para 18 anos e ampliação da lista de escolha dos nomes de 21 para 25 pessoas. Com a nova legislação, a citação do réu, que era feita pessoalmente, poderá ocorrer por edital. (Com informações da Agência Brasil e Agência Senado)

Nos siga no Google Notícias