ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Mais de 1,5 milhão de preservativos serão distribuídos no Carnaval em MS

Ao todo, 59 municípios receberão kits com milhares de abanicos, porta-celulares, porta-camisinhas e folders sobre prevenção às IST's.

Anahi Gurgel | 06/02/2018 16:26
Kits com abanicos, porta-celular, porta-preservativos e camisinhas serão distribuídos durante Carnaval. (Foto: Divulgação/ SES)
Kits com abanicos, porta-celular, porta-preservativos e camisinhas serão distribuídos durante Carnaval. (Foto: Divulgação/ SES)

Para o Carnaval de 2018, que começa na próxima sexta-feira (09), a Secretaria Estadual de Saúde vai distribuir 1,5 milhão de preservativos aos foliões de Mato Grosso do Sul. Também serão entregues milhares de kits com abanicos, porta-celulares e flyers, contendo informações sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de testes rápidos com foco nos jovens de 15 a 24 anos.

A campanha de Carnaval- cujo tema será voltado a queda do dito popular de que “essas coisas não acontecem comigo” - vai contemplar os 79 municípios, sendo que 20 deles são encarregados pela programação das ações preventivas. Todos terão disponíveis preservativos femininos e masculinos, gel lubrificante e testes rápidos.

Por meio do Programa Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, serão distribuídos cerca de 20 mil abanicos, 10 mil flyers e 20 mil porta-preservativos e porta-celulares, aos 59 municípios que não recebem incentivo financeiro federal para essas ações específicas.

Campanha em Campo Grande teve início no dia 2.(Foto: Divulgação/Sesau)
Campanha em Campo Grande teve início no dia 2.(Foto: Divulgação/Sesau)

Em Campo Grande já foram distribuídos 158 mil preservativos desde o início da campanha, na última sexta-feira (2). As ações estão programadas para ocorrer durante 7 dias de folia, com previsão de distribuir 500 mil preservativos. 

No dia 10, acontecem simultaneamente duas blitz na Avenida Afonso Pena, com o cruzamento das ruas Rio Grande do Sul e 14 de Julho, além de distribuição de preservativos no Bloco Cordão Valu e estabelecimentos parceiros.

Entre os dias 11 e 13 a campanha acontece no Desfile das Escolas de Samba na Praça do Papa, clubes e bares da cidade, blocos de carnaval na Esplanada Ferroviária e Praça Aquidauana e no Grito de Carnaval na Praça do Rádio. A programação inclui conscientização no dia 17, com distribuição de material no bloco Capivara Blasé.

Perigo - A alguns dias de uma das mais tradicionais e animadas festas brasileiras, dados da Secretaria Estadual de Saúde alertam: em apenas um ano, houve aumento de 64% no número de casos de Aids em Mato Grosso do Sul. Em 2016 foram 1.043 notificações, com salto para alarmantes 1.725 novos registros em 2017, principalmente em jovens.

Os últimos levantamentos da secretaria apontam que os jovens a partir de 15 anos são os mais vulneráveis – reflexo da despreocupação com o uso do preservativo. Do total de novos casos registrados no ano passado, 1.115 (64,4%) possuíam entre 15 e 39 anos, sendo 1.131 (65,5%), do sexo masculino.

Nos siga no Google Notícias