A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

25/05/2010 11:40

Manual disciplina atuação policial desde a abordagem

Redação

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e o governador, André Puccinelli (PMDB), lançaram nesta terça-feira o Manual do Operador de Segurança Pública.

Consiste em um livro com 15 capítulos, 530 páginas, que organiza a atuação dos policiais em questões como abordagem, prisão, uso de algemas, preservação de local de crime e acidente de trânsito.

São distribuídos 10 mil exemplares entre o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.

O secretário explicou que em 7 de abril de 2009 foi publicada a primeira portaria esclarecendo como se darão os procedimentos e a partir disso foi montada a comissão que elaborou o manual.

"Foi detectada uma ausência de padrões", justificou Jacini.

No Brasil, já existe uma súmula do STF (Supremo Tribunal Federal) que proíbe o uso de algemas durante escoltas, por exemplo. Só é permitido no País o uso em casos "excepcionais", quando o detido representar risco de fuga ou à população.

A súmula foi editada 36 dias depois de a Polícia Federal ter deflagrado a Operação Satiagraha, que prendeu e algemou o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito paulistano Celso Pitta (morto em novembro) e o investidor Naji Nahas.

A medida não proibiu as algemas, apenas regulou o seu uso que deve ser decidido pelo juiz e explicado por escrito, sob risco de o processo a que responde o réu ser anulado.

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions