ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Material para exame em macaco morto foi coletado e será levado para SP

Teste laboratorial será feito no Instituto Adolfo Lutz; este é a primeira morte de primata em investigação no Estado em 2018

Anahi Zurutuza | 23/01/2018 12:15
Macaco encontrado morto em fazenda no interior de MS (Foto: Maracaju Speed)
Macaco encontrado morto em fazenda no interior de MS (Foto: Maracaju Speed)

O material necessário para exame que pode comprovar se foi a febre amarela que matou um macaco em Maracaju já foi coletado e segue nesta quarta-feira (24) para o Instituto Adolfo Lutz, laboratório em São Paulo (SP). Não há prazo para o resultado da análise clínica sair.

De acordo com SES (Secretaria de Estado de Saúde), o material foi coletado no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

O macaco foi encontrado morto sábado (20) perto da área de mata em uma fazenda que fica na divisa de Rio Brilhante e Maracaju. Temendo que a febre amarela tenha sido a cauda do óbito, moradores da propriedade rural acionaram o Corpo de Bombeiros. A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Maracaju também foi chamada.

Durante todo o ano de 2017, segundo a SES, seis macacos foram encontrados mortos no Estado, mas os resultados de exames foram negativos para a doença. Os primatas foram encontrados em Corumbá (2), Dourados (1), Ladário (1) e Campo Grande (2).
Não é o animal que provoca a doença, mas o mosquito que transmite o vírus para os bichos e humanos. As mortes de macacos apenas podem funcionar como indicativo da circulação do agente causador.

Dose da vacina disponível em unidade básica de saúde (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Dose da vacina disponível em unidade básica de saúde (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Casos em humanos - Dos 145 casos de febre amarela em investigação no país, três são de pessoas que podem ter sido contaminadas em Mato Grosso do Sul. O dado também consta no último boletim epidemiológico do ministério.

A secretaria esclarece que as notificações não foram feitas por Mato Grosso do Sul. Os pacientes com suspeita da doença são tratados em São Paulo e foi a secretaria de saúde do Estado vizinho que informou o ministério da apuração. Estas pessoas teriam passado pelo Estado recentemente.

A SES informou ainda, por meio da assessoria de imprensa, que sequer havia sido avisada das investigações e que pediu esclarecimento ao ministério.

Nenhum caso de febre amarela foi confirmado em Mato Grosso do Sul. Por isso, não há motivo para pânico, garante a secretaria. O último caso de febre amarela em humanos registrado em Mato Grosso do Sul foi em 2015, de um viajante que contraiu a doença em outro Estado.

Nos siga no Google Notícias