ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Mato Grosso do Sul pode ficar sem luz por conta de novas políticas da Eletrosul

Paula Maciulevicius | 22/06/2011 17:48

Audiência desta tarde resultou em uma moção contra a nova política, trabalhadores solicitam restabelecer discussão com sindicatos

O estado de Mato Grosso do Sul pode ficar no escuro por conta das novas políticas da companhia de energia Eletrosul. A concessionária que é responsável pelo transporte de 80% da energia elétrica do Estado, com duas subestações em Campo Grande e Dourados, anunciou há poucos dias a nova política de operação.

Preocupado com os riscos ao Estado desse novo conjunto de ações, foi realizada hoje uma audiência pública que reuniu trabalhadores e sindicatos de vários Estados.

A reunião resultou em uma moção em que os trabalhadores manifestam a contrariedade em relação à implantação da nova política de operação da Eletrosul e solicitam que seja restabelecida a discussão com os sindicatos.

De acordo com o representante da FNU (Federação Nacional dos Urbanitários), Franklin Moreira Gonçalves, caso a nova política seja implantada, as subestações serão operadas por telecontrole, que podem ter como consequências insegurança no sistema elétrico, desassistência das unidades de operação, precarização dos serviços prestados e sobrecarga operativa.

O resultado é visto como trágico e pode inclusive, fechar postos de trabalho, afirmou o Sinergia (Sindicato dos Eletricitários de Mato Grosso do Sul).

“A desassistência de subestações força o fechamento de locais de trabalho ou transferências para outros locais. Nossos operadores vivem hoje um verdadeiro drama”, destacou o presidente do Sindicato, Elvio Marcos Vargas.

Além da desassistência, a classe acredita que o Estado pode sofrer ainda com apagões, porque Mato Grosso do Sul será operado pelo Paraná.

Segundo o presidente da Intersul (Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil), Sérgio Vieira, o Estado pode ficar sem luz.

“Como serão operadas por Londrina, as subestações do Estado ficarão desassistidas. O sistema de telecontrole não é confiável. Em caso de desligamento, haverá uma demora na recuperação da energia, ou seja, o Estado poderá sofrer apagões”, explicou.

O deputado Marquinhos Trad (PMDB) adiantou que haverá grandes prejuízos financeiros para o Estado. “A população será penalizada por essa nova política da Eletrosul. O desenvolvimento de Mato Grosso do Sul ficará comprometido. O compromisso com o bem público desaparece em prol ao interesse econômico”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias