ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Melhoria da qualidade de vida diminui mortes por câncer no país

Isabela Vieira, da Agência Brasil | 28/11/2014 21:40

A melhoria da qualidade de vida dos brasileiros e o maior acesso à saúde provocaram queda da mortalidade por câncer no país. Levantamento divulgado hoje (27) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostra que, entre 2003 e 2012, a redução do número de mortes por diversos tipos de câncer foi 0,53% entre os homens e 0,37% entre as mulheres. O cálculo foi feito com base nas taxas de morte a cada 100 mil pessoas por ano, registradas pelo Ministério da Saúde.

A letalidade do câncer de estômago foi a que mais diminuiu: 2,9% entre os homens e 2,49%, entre as mulheres. A redução é associada a avanços no saneamento básico e à conservação de alimentos, disse o coordenador de Prevenção e Vigilância do Inca, Cláudio Noronha. “O saneamento reduziu a prevalência da bactéria Helicobacter pylori, fator de risco, e os refrigeradores mantêm alimentos mais frescos e saudáveis, e exigem menos sal na conservação.”

Entre os dez tipos de câncer que mais causam mortes, o de mama, o de colo do útero e o de próstata também tiveram queda, de 0,01% (estabilidade), 1,62% e 0,39%, respectivamente. Como o número de pacientes com as doenças tem aumentado, os médicos comemoraram a queda da mortalidade, atribuída a maior acesso ao diagnóstico e ao tratamento.

Noronha manifestou, porém, preocupação com o câncer de pulmão entre as mulheres. Entre 2003 e 2012, a mortalidade caiu 1,65% em homens e aumentou 1,47% em mulheres. O percentual é impactado por pessoas que fumaram nos últimos 20 a 30 anos. “Se o Brasil não tivesse tido a política atual, de controle do tabagismo, a situação seria outra. Estudos mostram que cerca de 300 mil mortes foram evitadas”, frisou.

De acordo com o levantamento do Inca, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm as menores taxas de mortalidade por câncer. No Norte e Nordeste, o aparente aumento está ligado ao aperfeiçoamento dos indicadores. Antes, as mortes por câncer eram registradas como indefinidas. “O médico atestava o óbito, mas não sabia dizer a causa. Hoje, a razão das mortes foi descortinada. Por isso, para o Norte e o Nordeste, o padrão de informação é bem melhor”, esclareceu Noronha.

O câncer é a segunda causa de morte no país, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Em terceiro lugar, estão os acidentes, como os automobilísticos, e as mortes violentas. São fatores de risco para a doença a obesidade e hábitos não saudáveis, como o fumo, a ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes, além de fatores hereditários e o envelhecimento.

Nos siga no Google Notícias