ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Ministério da Saúde investiga 2 casos de febre amarela no Estado

De acordo com a pasta, outras 5 notificações foram descartadas. No Brasil, ao todo, foram 237 óbitos em 8 meses

Anahi Gurgel | 01/03/2018 16:19
Dois casos de febre amarela ainda estão sendo investigados no Estado (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Dois casos de febre amarela ainda estão sendo investigados no Estado (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)

Levantamento do Ministério da Saúde revela que nos últimos oito meses foram notificados sete casos de febre amarela em Mato Grosso do Sul. Cinco foram descartados e outros dois seguem em investigação. O balanço contempla o período entre 1º de julho de 2017 e 28 de fevereiro deste ano.

As informações, repassadas pelas secretarias de saúde, foram divulgadas nesta quinta-feira (1º). Em todo o País, no período, foram confirmados 723 casos e 237 óbitos. 

Ao todo, foram notificados 2.867 casos suspeitos, sendo que 1.359 foram descartados e 785 permanecem em investigação, neste período. 

Em relação ao ano passado, nesse mesmo período, confirmados 576 casos e 184 óbitos. A ocorrência dos casos segue a sazonalidade da doença, mais propícia ao surgimento durante o Verão.

O Ministério da Saúde alerta que o vírus da febre amarela circula em regiões metropolitanas com maior contingente populacional, atingindo 32,3 milhões de pessoas que moram, inclusive, em áreas que nunca tiveram recomendação de vacina. Na sazonalidade passada, o surto atingiu uma população de 8 milhões de pessoas, muito menor que a atual.

A incidência da doença no período de monitoramento é de 2,2 casos a cada 100 mil habitantes. Já na sazonalidade passada, foi de 7,1 a cada 100 mil habitantes. 

Para auxiliar os estados e municípios na realização da campanha de vacinação contra a doença, houve repasse pelo Governo Federal neste ano de 20,2 milhões de doses da vacina, sendo 10,7 milhões para São Paulo, 4,7 milhões para o Rio de Janeiro e 300 mil para a Bahia – estados com maior índice da doença.

Nos siga no Google Notícias