ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Ministério Público cobra Anac por ações paradas em MS

Redação | 09/07/2010 10:46

O MPF (Ministério Público Federal) está cobrando providências da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a respeito dos 30 mil processos administrativos em aberto.

Um dos principais motivadores do acúmulo de processos foi o encerramento das atividades da empresa TAM em Corumbá, em 2008. A companhia aérea foi substituída pela TRIP.

Um inquérito civil foi instaurado pelo MPF para apurar ilegalidades na transferência da malha aérea, como cancelamento de 72% dos vôos em dois meses.

Para garantir a rapidez nos trâmites, o MPF recomendou à Anac a criação de um grupo com a função exclusiva de analisar os autos de infração emitidos entre 2007 e 2008.

O objetivo é atingir a tramitação regular dos demais

procedimentos administrativos, especialmente daqueles envolvendo reclamações de usuários.

O Código de Processo Civil estabelece que duas ou mais ações devem ter processamento e julgamento conjunto quando o objeto ou a causa forem os mesmos.

Por esta razão, também foi recomendada a união de processos similares, a fim de que sejam decididos simultaneamente.

Para o MPF, o grande acúmulo de procedimentos administrativos antigos compromete a atuação da Anac como fiscalizadora dos serviços aéreos, especialmente na proteção dos direitos dos usuários.

A demora na conclusão dos procedimentos impede que a agência aplique e execute as sanções previstas na lei, gerando sensação de impunidade.

Agora, a Anac tem 60 dias, a partir do recebimento da recomendação, para informar quais as medidas adotadas. Caso contrário, pode ser penalizada judicialmente.

Nos siga no Google Notícias