A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

05/06/2013 12:22

Ministro diz que governo Federal vai avaliar a compra de terras no Estado

Luciana Brazil e Evelyn Souza
(foto: Marcos Erminio)(foto: Marcos Erminio)

O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo afirmou na manhã de hoje, que o governo Federal deverá avaliar a compra de terras em Mato Grosso do Sul, proposta que poderia conter o conflito no Estado. Ele garantiu que desta vez haverá uma saída para a disputa na região. “Vamos sentar e encontrar uma saída para isso. Mas não podemos resolver com uma varinha mágica. Estamos cumprindo a constituição”.

A indenização seria feita a fazendeiros que aceitassem deixar as terras para ampliação da área indígena. O ministro só não falou qual seria a nova saída para pagar pelos 17,2 mil hectares, reivindicados pelos terenas, já que o governo federal atualmente não tem amparo jurídico para fazer o pagamento, porque ao demarcar assumiria as áreas como bens da União e por isso não há como pagar o que já é do governo. 

Em Campo Grande, o ministro sobrevoou a área de conflito, na região de Sidrolândia, acompanhado do governador André Pucinelli e do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. Cardozo já determinou a suspensão da reintegração de posse na fazenda Buriti. O acerto foi mediado pela Advocacia Geral da União (AGU). A contrapartida solicitada aos índios é a pacificação da área.

A Justiça Federal derrubou a decisão favorável ao fazendeiro Ricardo Bacha, depois que a AGU entrou com pedido de reconsideração relatando o perigo de novos confrontos em Sidrolândia.



A Pergunta que gostaria que me dessem resposta, Vai pagar com dinheiro de quem? com os impostos pagos pelos brancos, Sou contra!!!!que tirem dinheiro das igrejas e as entidades que bendeiras em favor dos indios!!
 
Caio Prado em 05/06/2013 13:45:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions