ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Ministro nega recurso de desembargador punido por irregularidades em precatórios

O magistrado foi punido por irregularidade na gestão de precatórios quando vice-presidente do TJMS, de 2012 a 2013

Anahi Zurutuza | 17/08/2018 11:18
Ministro Luís Roberto Barroso durante sessão do STF (Foto: STF/Divulgação)
Ministro Luís Roberto Barroso durante sessão do STF (Foto: STF/Divulgação)

O ministro Luís Roberto Barroso julgou inviável mandado de segurança no qual o desembargador aposentado João Batista da Costa Marques, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), questionava pena imposta pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) contra ele. O magistrado foi punido por irregularidade na gestão de precatórios.

Quando vice-presidente do TJMS, de 2012 a 2013, Costa Marques teria favorecido a terceiros no pagamento de precatórios que somam R$ 1,5 milhão. A decisão, de caráter administrativo, é resultado de denúncia apresentada em 2016 e a consequência prática da penalidade é a redução do valor da aposentadoria do desembargador.

Precatórios são as requisições de pagamentos determinadas pelo Judiciário a fim de cobrar do poder público –municípios, Estados ou União– valores devidos por condenações judiciais definitiva.
Eles costumam envolver uma fila para pagamentos e forçam as administrações públicas a reservarem recursos para quitarem os débitos.

Trâmite – O desembargador respondeu a processo administrativo disciplinar e o CNJ aplicou contra ele pena de disponibilidade (afastamento), a segunda sanção mais grave prevista na Loman (Lei Orgânica da Magistratura Nacional), abaixo apenas da aposentadoria compulsória.

No mandado de segurança, a defesa do desembargador alegou que a decisão do conselho respeitou o contraditório e a ampla defesa, pois foi rejeitada questão preliminar sobre o reduzido número de testemunhas de defesa. Sustentou que teria direito a indicar oito testemunhas para cada fato e argumentou ainda que houve violação ao princípio da proporcionalidade da sanção disciplinar, defendendo que, no caso, seria recomendada a aplicação de censura.

Por isso, conforme divulgou o STF (Supremo Tribunal Federal), desembargador pediu a anulação do processo administrativo e consequentemente da punição.

Para o ministro Luís Roberto Barroso entendeu, contudo, que o indeferimento dos depoimentos das testemunhas excedentes foi devidamente motivado pelo CNJ, “não havendo afronta aos princípios do contraditório e da ampla defesa”.

Sessão do CNJ que julgou o desembargador de MS (Foto: CNJ/Divulgação)
Sessão do CNJ que julgou o desembargador de MS (Foto: CNJ/Divulgação)
Nos siga no Google Notícias