ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Ministro visita MS na sexta após novo foco de aftosa no Paraguai

Fabiano Arruda | 04/01/2012 17:59

Mendes Ribeiro sobrevoa região de Ponta Porã e cumpre agenda à tarde em Campo Grande

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, visita Mato Grosso do Sul na sexta-feira após a confirmação do segundo foco de aftosa registrado no departamento de San Pedro, no Paraguai, a cerca de 150 quilômetros do Estado.

Ribeiro vai sobrevoar a região de Ponta Porã e, depois, no período da tarde, cumpre agenda na Governadoria em Campo Grande onde se reúne com o governador André Puccinelli (PMDB), com a secretária de Produção e Turismo do Estado, Tereza Cristina, além dos secretários de agricultura do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina; representantes dos órgãos equivalentes ao Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal), DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e Exército.

Hoje pela manhã, Puccinelli elogiou o empenho do ministro no combate ao foco e agradeceu Mendes pela manutenção do Exército no trabalho de vigilância.

“O ministro teve uma conduta espetacular”, afirmou, explicando que Ribeiro requisitou ao Ministério da Defesa a permanência do Exército na fronteira.

Segundo o governador são 14 pontos fixos e 11 volantes que formam as barreiras na região de fronteira. Ele ainda destacou que determinou dobrar a quantidade de combustível para as viaturas do DOF (Departamento de Operação de Fronteira) para o trabalho e que serão contratados 35 médicos veterinários.

André ainda mencionou as particularidades da vigilância sanitária por conta da alta umidade relativa do ar na região do Chaco, o que faz o vírus da aftosa ter duração mais prolongada. “Se o calor torra o vírus aqui em 30 dias, por exemplo, lá, é de 90”, ilustrou, sinalizando que a ação sanitária, neste caso, tem de ser prolongadada.

Nos siga no Google Notícias