ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

Aluno chegou à nota 1.000 em redação da UFMS apesar de dificuldade em gramática

João Pedro Cardoso prestou o vestibular 2026 e vai cursar Medicina aos 17 anos

Por Cassia Modena | 20/01/2026 12:37
Aluno chegou à nota 1.000 em redação da UFMS apesar de dificuldade em gramática
João Pedro Cardoso tem 17 anos e quer cursar medicina (Foto: Divulgação/Assessoria)

Após anos de preparação, João Pedro Cardoso comemora a nota máxima numa redação de vestibular, mesmo com histórico de dificuldade em gramática. Ele tirou 1.000 no texto escrito para o vestibular 2026 da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

João Pedro Cardoso, de 17 anos, alcançou nota máxima na redação do vestibular 2026 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mesmo tendo histórico de dificuldades com gramática. O tema proposto foi "Os impactos da conectividade na convivência social".O estudante, que almeja cursar Medicina, atribui seu sucesso a um caderno de repertório onde registrava referências sobre diversos temas. Para superar as dificuldades gramaticais, dedicou-se a estudos específicos e à reescrita constante de textos, contando com o apoio de professores da Escola Marista Alexander Fleming.

“Estava torcendo para uma nota maior que 900 porque sabia que era um baita texto, mas não acreditei quando vi o 1.000. Falei: não é possível! Fiquei conferindo várias vezes se era mesmo a minha inscrição com aquela nota, e era”, conta.

A prova foi aplicada em 7 de dezembro do ano passado, mas os resultados finais foram divulgados ontem (19). O tema da redação foi “Os impactos da conectividade na convivência social”.

Caderno de repertório - João tem 17 anos e quer cursar Medicina, mas ainda não foi aprovado. Para escalar até esse sonho e ter conseguido entregar uma redação avaliada como excelente, ele acredita que as anotações de um caderno foram essenciais.

"É um caderno de repertório com assuntos de vários eixos temáticos, como meio ambiente, violência e outros que poderiam ser cobrados na prova . Eu colocava uma obra literária, uma citação, um filme, um filósofo, uma referência historiográfica ou geográfica que eu poderia citar sobre aquele tema. Variar meu repertório ajudou a ter amplitude dentro do tema”, descreve.

O feito também teve contribuição de professores, principalmente Adriano Bressan e Mirian Turque, que deram aula de Redação para o jovem durante o Ensino Médio na Escola Marista Alexander Fleming, instituição particular de Campo Grande.

Adriano, com quem a reportagem conversou, confirmou que o repertório sobre vários assuntos com boas referências sobre cada um, já era o forte de João como aluno.

“Ele gosta muito de argumentar, gosta de História, tem referências de pessoas em várias regiões do mundo. Os textos dele começam falando da ideia de um economista, por exemplo, e a partir disso vai tecendo os argumentos”, fala.

Além disso, os textos que o aluno apresentava nas aulas fluíam bem. “Ele já apresentava as argumentações nos primeiros parágrafos, mas não ficavam com períodos longos. Caminhava bem com períodos curtos”, detalha.

O professor de redação defende que a confiança no preparo e nos métodos da equipe foi outra coisa que ajudou. “O João foi preparado desde o 9º ano por todos os professores e coordenação pedagógica, assim como os outros alunos são”, finaliza.

Aluno chegou à nota 1.000 em redação da UFMS apesar de dificuldade em gramática
Candidata mostra textos de apoio para a redação no vestibular da UFMS (Foto: Raíssa Rojas/Arquivo)

Gramática - O ponto fraco do adolescente sempre foi a gramática. Ele conseguiu contorná-lo estudando mais a matéria, observando as correções feitas pelos professores e reescrevendo textos-testes com falhas.

"Eu nem sempre tive facilidade na escrita, era travado nisso. Tinha dificuldade na norma culta e na competência da gramática, que já me tirou muitos pontos. A gente acaba criando vícios em erros gramaticais e, se não vai atrás de estudar, entender e corrigir, acaba repetindo os mesmos problemas", relata o estudante.

Dicas - João Pedro aconselha os estudantes que vão prestar os próximos vestibulares e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a criarem um caderno de repertório como o dele. "Do mais absurdo ao mais simples, você tem que ter uma variedade. E que seja seu, não pegue repertórios prontos que a gente acha na internet", começa.

A segunda dica é nunca utilizar modelos prontos de redação. "Jamais vão te dar êxito porque você fica preso numa estrutura. Você precisa ter autoria e responsabilidade sobre o seu texto. Tem que ser uma escrita orgânica", continua.

Um terceiro conselho é não deixar de corrigir os erros mais frequentes para evitá-los. "Pega um caderno e anota os seus vícios, para você erradicar. Também peça para mais de um professor olhar seu texto, para você ter diferenças de visão e ver onde você está pecando", conclui.

Tema - O estudante comenta  que gostou do tema da redação nota 1.000. "É de muita relevância no mundo em que nós jovens estamos imersos, extremamente conectados", diz.

Ele explica que usou uma contra-argumentação como estratégia no texto entregue para a banca avaliar. "Escrevi que essa conectividade é muito boa por permitir uma praticidade, uma vivência facilitada, mas também o quão perigosa ela pode ser a ponto de deixar um indivíduo solitário, um indivíduo depressivo, um indivíduo que se abstém à vida real", relembra.

Pegando o tema como gancho, ele ainda deixa um recado aos jovens. "Temos que ter mais amor às pequenas coisas, aos pequenos momentos da rotina, e não ficar presos dentro de uma utopia que a sociedade virtual nos apresenta", finaliza.

Matéria editada para corrigir informação sobre a aprovação no curso de Medicina.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.