ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Morre menino de 7 anos, internado com dengue no HU

Redação | 28/05/2009 07:43

O menino Eduardo Costa Bussons da Silva, de 7 anos, morreu na manhã de ontem no Hospital Universitário, em Campo Grande, em conseqüência de complicações da dengue.

O garoto foi internado há 18 dias, com quadro de insuficiência hepática. Na UTI, em estado grave, Eduardo passou por uma série de exames. A primeira suspeita foi de hepatite, depois leptospirose, mas apenas o exame que detecta dengue teve resultado positivo.

Segundo o diretor do HU, Wilson Canteiro, ainda não se sabe qual o subtipo da doença, mas a suspeita é que seja dengue tipo 2, considerado agressivo, e que durante a epidemia no Rio de Janeiro em 2002, foi responsável por ocorrência de grande número de casos graves em crianças menores de 14 anos e elevada mortalidade. Também em Campo Grande, o surgimento desse subtipo alastrou a doença em 2001.

O material para analise detalhada foi colhido e o resultado deve ser divulgado nas próximas semanas, informa Canteiro.

A mãe, Carolina Busson, conta que no atestado de óbito a causa da morte aparece como "dengue, insuficiência renal e parada cardíaca. Não aparece dengue hemorrágica", como havia suspeita.

Ela agradeceu doações de sangue feitas ao garoto. Filho caçula de Carolina, Eduardo recebeu solidariedade de muita gente nas últimas semanas, conta a mãe.

A família mora no bairro Tijuca, onde borrifação do veneno foi intensificada após confirmação do caso de Eduardo.

Primeiro a criança foi levada ao Hospital Regional, mas ainda não apresentava alguns dos sintomas da dengue clássica, como febre alta. No dia 5, o garoto foi transferido ao HU, já em coma.

Alerta - Em Campo Grande, pela primeira vez em abril, desde a epidemia do verão de 2006 para 2007, os casos confirmados de dengue tiveram aumento de 108%. Foram 75 pacientes este ano e 36 registrados no mesmo período de 2008.

Foram confirmados na Capital 173 casos no primeiro quadrimestre deste ano. O total de casos registrados em abril representa 43% dos casos de 2009.

Mato Grosso do Sul também é um dos oito estados que tiveram aumento nos casos este ano. De 3.077 mil registros em 2008, passou para 7.510 mil no mesmo período deste ano. Outros 18 estados registram redução média de 49% no índice de dengue em 2009, na comparação com o ano passado.

Nos siga no Google Notícias