ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Mortes por leucemia caem quase 10% no Centro-Oeste

Redação | 23/02/2010 14:10

A taxa de mortalidade por leucemia em crianças e adolescentes apresentou redução de quase 10% no Centro-Oeste nas últimas décadas, enquanto a média de redução nacional ficou em 6,3%. Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Os avanços no tratamento e o diagnóstico precoce são apontados pelo Instituto como a causa da redução das mortes em crianças e adolescentes das regiões Sul e Sudeste, além do Centro-Oeste.

Nessa região, a queda nas estatísticas de mortes por leucemia na faixa de zero a 18 anos registrada entre 1979 e 2005, foi de 9,9%.

Já nas regiões Norte e Nordeste, os números cresceram mais de 80%. Entretanto, esse aumento é atribuído à melhoria no diagnóstico e na notificação dos casos.

Em MS, trabalho contra a doença é feito pela AACC-MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer), por meio da Casa de Apoio e do Hospital Regional. Pela entidade, é oferecido o suporte para que as instituições consigam bons resultados na melhoria do combate ao câncer.

Doença - A leucemia é provocada pelo acúmulo de células anormais na medula óssea. Ela provoca sintomas como anemia e gânglios inchados no pescoço e nas axilas. O tratamento é feito com quimioterapia e transplante.

Esse é o tipo de câncer que mais mata pacientes com idade entre zero e 18 anos, mas também é considerado o mais curável.

Dados do Inca apontam que 34,5% das mortes por câncer em pacientes de zero a 18 anos ocorridas entre 2001 e 2005 foram causadas por leucemia.

Nos siga no Google Notícias