ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Movimento pede revisão de regra para união homossexual

Redação | 11/06/2010 09:10

A Associação das Travestis e Transexuais e entidade Mescla/MS, que representam homossexuais de Mato Grosso do Sul, pedem o fim de uma das regras colocadas pelo Tribunal de Justiça do Estado, no provimento que regulamentou a união estável entre pessoas do mesmo sexo.

O decreto publicado pela Corregedoria de Justiça na terça-feira passada estabelece que o registro em cartório desse tipo de união deve ser feito em sala reservada e não da maneira convencional, como são oficializados outros casamentos.

Os cartórios estaduais passam a fazer a escritura pública de declaração de convivência de união homoafetiva e no artigo 5º o provimento esclarece que "recomenda-se que o tabelião disponibilize uma sala ou ambiente reservado e discreto para atendimento das partes".

Na avaliação do movimento, com essa regra o TJ cria "uma discriminação involuntária" e por esta razão é solicitado reparo no provimento.

Apesar da crítica, de forma geral, o movimento considera o decreto um avanço fundamental e exemplo para o País.

"Não há mais como negar que em um País livre de preconceito, democrático e laico não se pode fechar os olhos para uma população nada mais nada menos que 20 milhões de brasileiros que cotidianamente tem seus direitos violados diuturnamente, para tanto é bom ressaltar que medidas como estas apesar de louvável e dos avanços que atinge não pode ser visto como algo extraordinário ou esmolas dadas aos homossexuais, tendo em vista que os direitos constitucionais são garantidos e estendidos a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros", avaliam as entidades em nota pública.

Nos siga no Google Notícias