ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MPE diz que prefeito pode responder criminalmente por não fechar lixão

Aline dos Santos | 19/07/2014 10:44
Campo Grande tem aterro, mas lixão a céu aberto é mantido por ordem judicial. (Foto: Marcelo Victor)
Campo Grande tem aterro, mas lixão a céu aberto é mantido por ordem judicial. (Foto: Marcelo Victor)

Os prefeitos que não fecharem os lixões até 4 de agosto vão entrar na mira do MPE (Ministério Público Estadual). De acordo com a promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, da 26ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, os municípios que descumprirem a lei poderão ser alvo de ações civis públicas.

Já os gestores poderão responder a ações penais e por improbidade administrativa. Conforme a promotora, a situação será analisada, caso a caso, pelo Ministério Público. Ainda de acordo com ela, há várias ações civis públicas em trâmite e TAC’s (Termo de Ajustamento de Conduta) firmados.

A Lei Federal 12.305, publicada em 2010, determina que a partir de 4 agosto o Brasil não poderá mais ter lixões, que deverão ser substituídos por aterros sanitários.

Segundo o coordenador do Plano Estadual de Resíduos, Lorivaldo Antônio de Paula, somente quinze dos 79 municípios têm possibilidade de cumprir o prazo para encerramento dos lixões a céu aberto.

Das quinze cidades, sete têm aterro sanitário em operação: Três Lagoas, Naviraí, Alcinópolis, Taquarussu, Aquidauana, Dourados e Jateí.

“Outros oito estão em fase de licença de operação”, afirma. A licença é a última etapa para que um empreendimento funcione. “Tinham quatro anos para fazer aterro, mas sai prefeito, entra prefeito e ninguém mexe”, salienta o coordenador.

Maior cidade do Estado, Campo Grande vive uma situação atípica: tem aterro, contudo, ainda permanece com um lixão em atividade. O fim definitivo do lançamento de dejetos in natura está condicionado à conclusão da UTR (Unidade de Triagem de Resíduos). A obra só deve ficar pronta em novembro, portanto, fora do prazo.

Localizado no bairro Dom Antônio Barbosa, o lixão chegou a ser fechado em dezembro de 2012, após funcionar por 28 anos. No entanto, a Justiça determinou a reabertura em janeiro de 2013, pois os catadores ficaram sem fonte de renda.

Nos planos – Conforme Lorivaldo Antônio de Paula , 37 município têm plano de resíduos. O documento informa como será a gestão no município e é uma condição para obter recursos e fazer um aterro sanitário. O plano tem baixo custo, mas o aterro é uma obra cara. “A maioria não tem condições de fazer com recursos próprios”, diz o coordenador.

Nos siga no Google Notícias