ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MPF cobra telefones para deficientes em Dourados

Redação | 29/03/2010 16:21

Recomendação do MPF (Ministério Público Federal) em Dourados determina a instalação de telefones públicos para deficientes no Aeroporto e no terminal rodoviário de Dourados. A recomendação à Brasil Telecom, concessionária dos serviços, também estabelece que a empresa, hoje pertencente ao grupo Oi, também deve garantir a instalação de telefones nas residências dos deficientes auditivos e de fala que solicitarem.

Em todo o Muncípio, de 189 mil habitantes, só há um telefone público adaptado para deficientes auditivos, segundo investigação realizada pelo MPF.

A recomendação, assinada pelo procurador da República Raphael Otávio Bueno Santos, dá dez dias de prazo, a partir do recebimento do documento, para

responder como acatará a recomendação. Se o prazo não for cumprido, poderá ser acionada judicialmente.

A determinação é baseada na legislação vigente, que garante a adaptação de pelo menos dois por cento dos telefones públicos para o uso de deficientes auditivos e de fala (Decreto nº 2.592/98) e a instalação do mesmo equipamento para acessos individuais (Decreto nº 5.296/2004).

A empresa relatou ao MPF que, por ser portátil, o aparelho que permite a utilização do telefone pelos deficientes somente pode ser disponibilizado em locais onde haja responsáveis por sua integridade, já que pode ser alvo de vandalismo.

A empresa informou que não faz instalação dos aparelhos nas residências dos usuários deficientes auditivos e de fala.

Nos siga no Google Notícias