ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MPT flagrou 15 crianças trabalhando em cemitérios

Redação | 03/11/2008 06:46

Quinze crianças foram flagradas trabalhando em cemitérios de Dourados, a 221 quilômetros de Campo Grande. Ontem nove auditores do Ministério Público do Trabalho fizeram rondas na cidade para combater o trabalho infantil.

As crianças que foram flagradas estavam em situações de risco, distribuindo panfletos no meio da rua, ou comercializando velas e flores nas portas dos cemitérios.

Para o auditor fiscal William Freitas Miranda, com a criação de órgãos, alterações em leis, implantações de programas de geração de renda para as famílias carentes e ampliação de bolsas para estudantes, já não é mais cabível a desculpa que a criança precisa trabalhar.

"Em Dourados havia meninos trabalhando o dia todo por R$ 10. Chamamos os responsáveis e orientamos para que eles fossem encaminhados imediatamente para a casa. Em 90% dos casos fomos compreendidos. Muitos disseram desconhecer a lei e outros questionaram, mas acabaram atenderam o nosso pedido", explica.

Segundo Miranda, este tipo de exploração encontrada em Dourados está na no item 73 da Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (TIP). O artigo destaca o trabalho em ruas como comércio ambulante, guardador de carros, guias turísticos, transporte de pessoas ou animais, entre outros.

A contratação de menores é crime que prevê 3 anos de prisão, além de multas e processos administrativos. Segundo William, o MPT está

Nos siga no Google Notícias