ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MS vai cobrar na Justiça ajuda do governo federal para custear presos

Aline dos Santos | 09/05/2016 07:43
Segundo Azambuja, massa carcerária dobrou em oito anos. (Foto: Alcides Neto)
Segundo Azambuja, massa carcerária dobrou em oito anos. (Foto: Alcides Neto)

Com 66% dos presos oriundos do tráfico de drogas, o governo do Estado vai ingressar na Justiça com ação contra a União.

“Estamos finalizando a ação judicial contra o governo federal. Dobramos a massa carcerária em oito anos e a grande maioria por tráfico internacional de drogas. Deveriam ser custodiados pela União e hoje ficam sob o custo do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul”, afirma o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Na manhã desta segunda-feira (dia 9), ele participou de entrevista no jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

A situação de superlotação nos presídios levou a Defensoria Pública a entrar com processo judicial contra a administração estadual para construção de presídio. “Assim como estão demandando Mato Grosso do Sul, o Estado também faz o mesmo com a União”, salienta Azambuja.

De acordo com o governador, seria necessário inaugurar um presídio ao ano para acomodar todos os condenados. “A questão é muito complexa. Não é empurrar com a barriga a questão. A União tem responsabilidade, mas, infelizmente, fica tudo para o sul-mato-grossense”, diz.

Ainda sobre o sistema penitenciário, Azambuja afirma que serão inaugurados três presídios – dois masculinos e um feminino – em Campo Grande. Serão mais 1.400 vagas e o governo aguarda que o Ministério da Justiça libere recurso. O Estado tem 46 unidades penais e 15.183 presos.

Nos siga no Google Notícias