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Cidades

Multas a empresas por mau atendimento somam R$ 9 milhões

Redação | 21/01/2010 12:45

O Procon/MS (Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) já multou em R$ 9,2 milhões empresas do Estado que não cumpriram normas estabelecidas pelos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor), desde que a medida que determina o atendimento entrou em vigor, em dezembro de 2008.

As multas aplicadas somam 665 mil Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), cada um equivalente a R$ 13,87, o que soma 9.256.800, explica o superintendente em exercício do Procon, Alexandre Monteiro Rezende.

Empresas do Estado foram autuadas por descumprirem normas previstas no Decreto do SAC, que determina entre outras coisas que o atendimento solicitado pelo consumidor seja feito em até 60 segundos.

Mesmo que a situação não seja resolvida nesse período, o cliente tem direito a ser ouvido por um atendente.

Normas - Em ligações para os bancos, por exemplo, o decreto determina que o cliente deve ter resposta de um profissional em no máximo 45 minutos após a ligação ser completada.

A espera sobe para 90 segundos apenas às segundas-feiras, vésperas de feriado, um dia após o feriado em no quinto dia útil de cada mês.

O decreto prevê também exceções para concessionárias de energia elétrica em dias de pane no fornecimento.

No caso de atendimento eletrônico deve ser oferecida ao consumidor logo no primeiro menu opção para falar com um atendente, assim como nas outras ramificações do menu.

Serviços que funcionam 24h devem ter atendimento ao consumidor disponível por igual período, sete dias por semana.

Além disso, gravações com mensagens publicitárias durante a espera telefônica só podem ser oferecidas caso o cliente aceite.

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