ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Niemeyer sai do hospital após 2º período pós-operatório

Redação | 17/10/2009 18:38

Conhecido pelos edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília (DF), o arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, recebeu alta e, neste sábado (17), deixou o Hospital Samaritano, no Rio, após seu segundo período pós-operatório.

Ele já havia deixado o CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do hospital no sábado passado (10). Desde então ele ficou em uma unidade intermediária.

Em 23 de setembro, o arquiteto foi internado com dores no abdômen e foi diagnosticado com tumor no intestino grosso, comprometimento da vesícula biliar e abscesso (pequena bolsa de pus) no fígado. No dia 29 de setembro, ele teve um sangramento intestinal, por causa do tumor. A equipe médica retirou a parte afetada.

Ligação com Campo Grande - O mais famoso arquiteto brasileiro deixou marcas na Capital sul-mato-grossense. Ele é autor do projeto da escola estadual Maria Constancia de Barros Machado, inaugurada em 1945, no centro. O prédio tem o formato de um livro aberto, enquanto a caixa d'água da escola lembra um giz.

Leva a assinatura dele também o Observatório e Museu do Pantanal, que será construído na Capital com direito a planetário, praça de eventos e teatro para 1.500 pessoas.

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein". Niemeyer

Nos siga no Google Notícias