ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Número de mortes por leishmaniose teve aumento de 43,7% no Estado

Viviane Oliveira | 14/01/2014 09:44

O número de mortes por leishmaniose visceral aumentou em 15% em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde). No último relatório, de janeiro a 20 de novembro do ano passado foram registrados 207 casos com 23 mortes causadas pela doença. Desde 2010, houve aumento de 43,75% no número de óbitos.

Em 2012, foram registrados 303 casos com 20 mortes. Se comparado ao ano passado o número de casos diminuiu, no entanto subiu a quantidade de mortes causadas pela doença.

Conforme o relatório, nos últimos 3 anos os casos de mortes só vem aumentando no Estado. Em 2010, foram registrados 214 casos e 18 mortes, em 2011, foram 273 com 16 mortes.

A doença é causada pelo mosquito flebótomo, também conhecido como birigui ou mosquito-palha. O mosquito busca alimentos nessas áreas e pica os cachorros, que acabam infectados pelo parasita leishmânia.

A leishmaniose é uma doença infecciosa, causada por parasitas, que pode se manifestar na forma visceral ou cutânea. No ser humano a doença leva de dois a quatro meses para aparecer e tem cura. Nos animais, os primeiros sintomas demoras de três a dez meses para surgir e não tem cura.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Campo Grande para saber os dados locais, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.

Nos siga no Google Notícias