ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Obra de hospital às margens da BR-158 envolve mais de 100 trabalhadores

Quando entrar em funcionamento, a unidade em Três Lagoas deve empregar 652 funcionários em quatro turnos

Danielle Valentim | 14/05/2018 09:21
Hospital já tem 15% da obra executada e é construído num terreno de 26,4 mil m². O prédio de 15,6 mil m² terá capacidade para 138 leitos e contará com blocos setorizados. (Foto: Agesul)
Hospital já tem 15% da obra executada e é construído num terreno de 26,4 mil m². O prédio de 15,6 mil m² terá capacidade para 138 leitos e contará com blocos setorizados. (Foto: Agesul)

Para atender a região Leste de Mato Grosso do Sul, as obras do Hospital Regional de Três Lagoas, às margens da BR-158, estão a todo vapor e envolvem 114 trabalhadores. A área para construção da unidade foi doada à Prefeitura e quando entrar em funcionamento, o hospital deve empregar mais de 650 funcionários em quatro turnos.

O hospital já tem 15% da obra executada e é construído num terreno de 26,4 mil m². O prédio de 15,6 mil m² terá capacidade para 138 leitos e contará com blocos setorizados.

A unidade do Hospital Regional de Três Lagoas é um pleito antigo da população da região e está sendo construído no Distrito Industrial, às margens da rodovia BR-158, em uma área doada pelo empresário Magid Thomé Filho à Prefeitura. A previsão é que quando entrar em funcionamento, o HRTL empregue 652 funcionários em quatro turnos.

“Essa obra é muito importante, além de construirmos um hospital que servirá para a população de toda a Costa Leste, como ponto de atendimento de referência em média a alta complexidade, esse hospital servirá também para a formação dos novos profissionais da área da saúde”, pontuou o governador Reinaldo Azambuja, na última visita às obras do hospital.

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) as principais frentes de serviço estão concentradas na execução da superestrutura (forma, armação e concreto).

“Também são realizadas as tubulações de esgoto e águas pluviais e as instalações elétricas. São os trabalhos primordiais que fazem toda a parte estrutural da obra”, explicou o titular da pasta e engenheiro civil, Helianey da Silva.

A Estrutura - Construído num terreno de 26.466,28m², o prédio de 15.687,00 m² terá capacidade para 138 leitos e contará com blocos setorizados: Bloco A, Bloco B, Bloco D e os anexos.

No bloco A funcionará os serviços de emergência e urgência, psiquiatria, diagnóstico, tomografia, ressonância magnética, raio-x e ultrassonografia. A estrutura contará com ambulatórios, leitos, centro cirúrgico, auditório, salas de aulas, laboratórios, esterilização e área técnica dos equipamentos de climatização do centro cirúrgico.

Segundo a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Emprendimentos), autarquia da Seinfra que gere e fiscaliza as obras no Estado, este bloco já recebeu toda a parte da fundação, a concretagem dos pilares do pavimento térreo, a laje do piso térreo, concretagem das escadas e o escoramento metálico. Atualmente estão em execução a armação das vigas e a das bandejas salva-vidas no perímetro externo.

Já o Bloco B contará com a farmácia, hemodinâmica, diretoria, coordenação, pediatria, alojamento, enfermaria, isolamento, elevador e escada de acesso para o bloco A e casa de máquinas. Neste setor já foi realizada toda a fundação, a concretagem dos pilares do pavimento térreo, concretagem parcial do 1º andar. E estão em andamento a armação das vigas do pavimento do 1º andar e o escoramento da laje.

No Bloco D que contará lavanderia, cozinha e vestiários, além da fundação já foram feitas a concretagem dos pilares do pavimento térreo, da laje de cobertura e a alvenaria cobertura. Estão em execução: as alvenarias interna e externa, as tubulações de esgoto e os serviços elétricos do prédio.

A parte relativa aos anexos da obra composta pelas casas de grupos de geradores, casa de gás, central de tratamento de água, central de GLP, central de resíduos e guaritas ainda não tiveram início e segundo a Agesul são setores realizados mais adiante no cronograma. Ao todo a obra já foi 15% executada.

Nos siga no Google Notícias