A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

15/05/2009 09:25

Ocupação da Funai em Dourados foi bancada por ruralistas

Redação

Com base no inquérito instaurado pela PF (Polícia Federal), o MPF (Ministério Público Federal) encontrou indícios do envolvimento do setor ruralista na invasão no prédio da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados, no início do ano.

O protesto foi feito entre 27 de janeiro a 17 de fevereiro deste ano, e impediu a distribuição de 8 mil cestas básicas, muitas acabaram com prazo vencido de alguns produtos, um prejuízo estimado em R$ 14 mil.

O grupo de 50 índios das aldeias Jaguapiru e Bororó reivindicava a saída da administradora Margarida Nicoletti, desafeto de fazendeiros da região. Na época, levantou-se a suspeita de que políticos poderiam ter financiado a manifestação, mas o único nome citado pela Funai foi do deputado estadual Zé Teixeira (DEM), que tem propriedades na região.

"Depoimentos de testemunhas atestam que pagaram transporte e refeições para ocorrer a ocupação", afirma o procurador federal Marco Antônio Delfino de Almeida.

As investigações indicam ainda que o objetivo era impedir os trabalhos da Fundação e até a deteriorização de materiais que estavam abrigados no local.

O procurador enfatiza que não foram indicados nomes. "Não estou apontando A, B ou C", completa o procurador.

Segundo Almeida, o procedimento feito pela PF foi encaminhado ao MPF, que pediu diligências complementares. Entrentanto, o procurador não detalha quais informações novas serão apuradas.

Ele estima que em no máximo dois meses o inquérito deverá voltar ao MPF.

Carro roubado no Rio de Janeiro é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...
Recesso de fim de ano começa nesta semana no Judiciário e Legislativo
Na reta final de 2017, para alguns servidores a "folguinha" das festas começa mais cedo. Em orgãos Estaduais e Federais de Mato Grosso do Sul, tem re...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions