ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Transporte coletivo tem reforço para acesso a locais de prova do Enem

Paula Vitorino | 21/10/2011 17:46

Mais de 120 mil estudantes realizam o MS no Enem e cerca de 20 mil na Capital

Estudantes devem ficar atentos a horários e locais de prova do Enem. (Foto: João Garrigó)
Estudantes devem ficar atentos a horários e locais de prova do Enem. (Foto: João Garrigó)

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado por 122.040 mil candidatos em todo o Mato Grosso do Sul neste sábado (22) e domingo (23). Só em Campo Grande, são 19.999 mil inscritos.

As provas serão aplicadas em 157 locais da Capital, sendo o campus do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande com o maior número de participantes - 2.048.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) não divulgará os locais de prova por medida de segurança, mas cada candidato pode checar o endereço onde fará o Enem pelo site - http://www.enem.inep.gov.br.

A prova começa às 12h nos dois dias - horário de Mato Grosso do Sul. Os portões serão abertos às 11h e fechados pontualmente às 12h. O exame no sábado terá duração de 4h30, com 90 questões, e no domingo de 5h30, com mais 90 questões e redação.

Para atender a demanda de usuários no transporte coletivo durante os dois dias de Enem, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que algumas linhas serão reforçadas com mais ônibus, já que no fim de semana a quantidade de coletivos circulando é tradicionalmente reduzida.

Será colocado carro extra a partir das 10h para as linhas que atendem a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), devido o acesso ao local pelo transporte coletivo ser limitado. O esquema também deve ser feito para atender o fluxo da Universidade Anhanguera.

De acordo com o diretor da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo), João Rezende Filho, ônibus extras já preparados para a circulação ficarão de prontidão nos terminais rodoviários para atender os usuários case aja necessidade.

“Mas é importante que as pessoas saiam de casa com antecedência, principalmente se moram em bairros longes do local de prova”, frisa.

Equipes da Agetran também farão fiscalizações em frente aos locais de prova com mais inscritos. O diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade, ressalta que não será permitido estacionar em cima de calçadas ou outras irregularidades no trânsito.

Segurança - A segurança antifraude e dentro dos locais de prova é feita por equipes gerenciadas pelo Inep, com apoio dos órgãos de segurança de cada município. A empresa terceirizada é responsável por distribuir a prova para as 140 mil salas em todo o país, garantindo o sigilo do conteúdo desde a impressão.

Neste ano, o Inep também conta com a parceria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para o controle de qualidade de todo o processo de aplicação do exame. De acordo com o órgão, especialistas do Inmetro irão inclusive acompanhar o trabalho de impressão das provas na gráfica.

No dia - O candidato do Enem só pode utilizar durante o Enem caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira não poderão ser utilizados.

O candidato pode ser eliminado do exame se for flagrado com: qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante, lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos e deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

Só podem levar cadernos de questões alunos que saiam nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos.

Nos siga no Google Notícias