ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Operação Ágata tem pelotão contra material radioativo

Paula Maciulevicius | 24/10/2012 13:57
A atuação do Pelotão foi em diversos pontos dentro dos 4,2 mil quilômetros de fronteira onde o Exército esteve durante a Operação. (Foto: Rodrigo Pazinato)
A atuação do Pelotão foi em diversos pontos dentro dos 4,2 mil quilômetros de fronteira onde o Exército esteve durante a Operação. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A Operação Ágata realizada durante 15 dias neste mês de outubro pelo Ministério da Defesa, em 4,2 mil quilômetros de fronteira em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre, contou com o trabalho do 1° Pelotão de Defesa Química, Biológica e Nuclear, de Goiânia. Ação foi resultado da preocupação pela passagem de agentes químicos, biológicos e nucleares na fronteira de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Seção de Comunicação Social do CMO (Comando Militar do Oeste), o Pelotão veio de Goiânia para participar e treinar durante a operação. “Eles aproveitaram para verificar se existe passagem de material radioativo na nossa fronteira”, disse o chefe da Seção de Comunicação Social, tenente-coronel Moretto.

Sobre as apreensões de material radioativo, o Comando Militar do Oeste se resumiu a dizer apenas que ainda estão fazendo levantamentos.

A atuação do Pelotão foi em diversos pontos e, de acordo com o CMO, os locais podem vir a ser utilizados caso exista a informação de passagem de materiais.

O 1º Pelotão trabalha se baseando na análise do risco decorrente de ambientes contaminados por agentes químicos, biológicos ou nucleares. Em cima desta análise, os integrantes do Pelotão emitem o nível de vulnerabilidade das tropas e população em geral, na determinada área de operação. Os integrantes do Pelotão retornaram para Goiânia ao final da Operação Ágata, encerrada na meia-noite da última segunda-feira (22).

A atividade dos militares é de monitorar os níveis de contaminação com equipamentos de detecção de agentes químicos, biológicos ou radiológicos e realizar trabalhos de descontaminação de todo pessoal e material envolvido na área sob indício de contaminação.

“O risco ocorre principalmente para as pessoas que lidam com este tipo de material, sem a proteção adequada. Quando se lida com estes materiais sem controle e orientação, pode estar exposto aos riscos e desenvolvimento de doenças como determinados tipos de Câncer”, finalizou o tenente-coronel.

Operação Ágata - A Operação começou no dia 9 de outubro, coordenada pelo Ministério da Defesa, contou com a participação integrada da Marinha, do Exército, da Força Aérea, agências reguladoras e órgãos de fiscalização e segurança.

Conforme divulgado pelo Ministério da Defesa, na ação realizada nos 4,2 mil quilômetros de fronteira em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre, foram fiscalizados: 6.530 embarcações, sendo que 674 foram notificadas; 35 mil veículos; 17 mil pedestres; 132 aeronaves civis e 88 aeródromos.

Foram 367 bloqueios em estradas e rios; 740 patrulhas; 226 reconhecimentos eletrônicos por aeronaves e 39 fiscalizações de produtos controlados. De acordo com o Ministério da Defesa, foram apreendidos 67 veículos, 201 embarcações, 3,7 toneladas de entorpecentes, R$ 2.132.682,00 em mercadorias contrabandeadas, 15 armas e 758 cartuchos de vários calibres.

Também foram feitas 12 detenções e prisões, 19.510 pessoas receberam algum tipo de atendimento, 10.600 receberam atendimento médico e 2.630 odontológico.

Nos siga no Google Notícias