ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Operação da PF em MS acaba em exoneração de assessor da Presidência

Graziela Rezende | 21/09/2013 14:45

O assessor da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Idaílson Vilas Boas Macedo, foi exonerado do cargo ontem (20). A informação foi divulgada em nota no início da noite, por conta do possível envolvimento dele no esquema de lavagem de dinheiro e que culminou em uma operação da Polícia Federal. Deflagrada na quinta-feira (19), os agentes estiveram em Porto Murtinho e Ponta Porã, a 323 quilômetros da Capital.

A nota ressalta que após notícias de que ele faria parte do bando criminoso, foi aberta uma sindicância para apurar os fatos. Horas antes, o jornal O Estado de São Paulo divulgou uma reportagem em que Idaílson intermediava conversas entre prefeitos e aliciadores do esquema.

Por conta do envolvimento, a Polícia Federal pediu a sua prisão, além do bloqueio de contras e ainda buscas em sua residência, segundo a Agência Brasil. No entanto, a Justiça negou o pedido de prisão de Macedo, já acusado de tráfico de influência e formação de quadrilha. No seu caso, a PF possui ligações interceptadas como prova, inclusive de uma conversa com um prefeito.

Com 102 mandados a cumprir, sendo 5 de prisão preventiva, 22 de temporária e 75 de busca e apreensão, a Operação Miquéias já cumpriu os 4 mandados de busca no Estado, além de prender 19 pessoas no Distrito Federal, Rio de Janeiro e Goiás.

De acordo com a PF, a quadrilha lavou cerca de R$ 300 milhões, sendo R$ 50 milhões de recursos de fundos de investimentos do Regime Próprio de Previdência Social administrados por prefeituras.

A Operação batizada “Miquéias” contou com apoio do Ministério da Previdência Social e da Comissão de Valores Mobiliários. Miquéias denunciava os governantes, chefes e ricos das cidades de Jerusalém e Samaria que roubavam o povo através da língua enganosa, com armadilhas, exigiam presentes e subornos.

Nos siga no Google Notícias