ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Pantanal perde 12 mil km de vegetação em seis anos

Redação | 03/06/2010 12:21

Em seis anos, de 2002 e 2008, o Pantanal perdeu 12,4 mil quilômetros quadrados de vegetação aponta estudo divulgado nesta semana. Apesar disso, ainda é o bioma com melhor situação no País em relação à preservação.

O levantamento foi feito em parceria entre as organizações não governamentais WWF, Conservação Internacional, SOS Pantanal, SOS Mata Atlântica, a Fundação Avina e a Emprapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O estudo toda a região pantaneira e as informações divulgadas não especificam em qual porção, a Sul ou a Norte, o desmatamento é maior.

Segundo os dados divulgados, o desmatamento avança mais na área de planalto do Pantanal, onde só restam 41,8% da cobertura original, e é menos intensivo na planície, onde 86,6% da vegetação estão preservados.

Conforme o estudo, a pecuária é a atividade que mais provoca desmatamento no Pantanal. A conversão de vegetação em pastagens é responsável por 11,1% do uso da terra na área de planície e 43,5% no planalto. A agricultura ocupa 0,3% da região de planície pantaneira e 9,9% das áreas de planalto.

A diferença entre a devastação no planalto e na planície reflete diferenças nas forma de ocupação do bioma. De acordo com o levantamento, o planalto é fortemente ocupado pela agricultura e pela pecuária. Na planície, a pecuária extensiva, característica do Pantanal, pressiona menos a abertura de novas áreas.

Apesar do crescimento do desmate verificado no período, a situação do Pantanal ainda é melhor que a de outros biomas do país. A Amazônia registra taxa anual de desmate de cerca de 7 mil km² e o Cerrado já perdeu metade de sua cobertura vegetal original

Nos siga no Google Notícias