ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Parceria com empresas garante trabalho a 5,6 mil internos do sistema prisional

Flávia Lima | 08/02/2016 15:02
Meta da Agepen é elevar índice de custodiados no mercado de trabalho. (Foto:Divulgação)
Meta da Agepen é elevar índice de custodiados no mercado de trabalho. (Foto:Divulgação)

Parceria firmada entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e 177 empresas do Estado garantiu que 5.610 internos pudessem desenvolver algum tipo de atividade, remunerada ou não, em 2015.

De acordo com a Divisão de Trabalho Prisional, 38,21% do efetivo carcerário da autarquia trabalham através do sistema de parcerias e trabalho externo. 

Os custodiados que exercem atividades remuneradas, com remição de um dia de diminuição de pena para cada três dias trabalhados, somam 3.113, ou seja, 21,17% do total de presos em todo o Estado.

Já os que desempenham atividades não remuneradas, com remição de um dia de diminuição de pena para cada três dias trabalhados, são 2.506, o que totaliza 17,04% dos presos nas unidades penais.

Segundo o chefe da Divisão de Trabalho da Agepen, Alcides Rodrigues, o número de empresas parceiras é oito vezes maior que o registrado há sete anos. Outro fator positivo é o alto percentual de internos dos regimes semiaberto e aberto no mercado profissional, atingindo 83,56%.

O diretor de Assistência Penitenciária, Gilson Martins, explica que aumentar o índice da ocupação laboral de reeducandos é um dos principais focos da Agepen no processo de reinserção do apenado no mercado de trabalho e na sociedade.

“A nossa tarefa, agora, é aumentar o número de custodiados do regime fechado trabalhando. Hoje, cerca de 25,02% deles estão inseridos em atividades laborais nas penitenciárias, percentual acima da média nacional, mas que ainda pode ser melhorado”, destaca.

Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, manter os custodiados trabalhando é importante, pois os mantém ocupados.

“É um meio para os reeducandos manterem a mente ocupada e não arquitetarem e nem planejarem crimes, fugas e causarem tumultos nos estabelecimentos penais”, afirma.

As empresas que desejam firmar parceiras com a Agepen podem entrar em contato pelo e-mail trabalho@agepen.ms.gov.br ou pelos telefones (67) 3901-1046 ou 3901-3483

Nos siga no Google Notícias