A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

19/04/2012 19:38

PF realiza Operação Padrão nos aeroportos da Capital e fronteira

Nyelder Rodrigues e Viviani Oliveira
Conforme presidente do sindicato, a intenção é mostrar que luta por mais segurança (Foto: Minamar Junior)Conforme presidente do sindicato, a intenção é mostrar que luta por mais segurança (Foto: Minamar Junior)

A Polícia Federal (PF) realizou hoje (19) a Operação Padrão nos aeroportos de todas as capitais e fronteira do Brasil. A ação foi organizada das 8h às 17h e reivindicou melhores condições de trabalho. Foram fiscalizados 10 voos e nada foi apreendido.

Durante a operação, os policiais federais checaram os documentos dos passageiros através do Sinpi (Sistema Nacional de Procurados e Impedidos), verificando se eles eram foragidos e tinham mandado de prisão, entre outras restrições.

Conforme o presidente do Sinpef-MS (Sindicato dos Policiais Federais em Mato Grosso do Sul), Jorge Caldas, quem tivesse restrições no sistema, já era detido no momento. “É feita a checagem para ver se o cidadão tem problemas com a justiça. Se tiver, ele é preso na hora”, explicou.

Ainda de acordo com Jorge Caldas, a Operação Padrão foi realizada para mostrar que a PF luta por mais segurança para passageiros, melhores sálarios e é contra a terceirização das atividades da instituição nos aeroportos.

“Queremos chamar a atenção da população, dos governantes e da imprensa para a fragilidade da segurança nestes locais estratégicos”, afirma Jorge, que também conta que todo o controle de voos de passageiros é realizado por funcionário terceirizado, e que grande parte das bagagens não passa por equipamentos de raio X.

Efetivo - a Polícia Federal tem o efetivo de 550 servidores no Mato Grosso do Sul, divididos em trabalhos na Superintendência Regional e em cinco delegacias localizadas em Corumbá, Naviraí, Ponta Porã, Dourados e Três Lagoas.

Para o Sinpef, a quantidade de funcionários é muito pouco para um Estado que fica em uma região de fronteira e é rota para o tráfico.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions