ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

PMA inicia hoje ‘Operação República’ para coibir pesca predatória

Kleber Clajus | 15/11/2013 08:42

A PMA (Polícia Militar Ambiental) inicia hoje, a partir das 12h, a “Operação República” com o objetivo de coibir a pesca predatória e o tráfico de animais silvestres durante o feriado prolongado da Proclamação da República. Ao todo 300 homens foram designados para ação que deve ser encerrada às 8h, de segunda-feira (18).

Por conta do período de piracema, iniciado no dia 5 de outubro, a PMA irá reforçar fiscalização em oito bases fixas e com o auxílio de barcos. Além da pesca predatória, o objetivo da operação também é coibir o tráfico de papagaios, que tem ciclo reprodutivo até o fim de dezembro.

Apenas a pesca de subsistência está permitida no período de piracema, que encerra no dia 28 de fevereiro de 2014, na bacia do rio Paraguai e nos rios do Estado. Nesta modalidade, se pode capturar até 3 kg de pescado, respeitadas as medidas e vedada à comercialização.

Já nos lagos da usina do Rio Paraná pode haver pesca embarcada ou desembarcada. A cota de captura é de 10 kg mais um exemplar de peixes exóticos e não nativos da bacia, como por exemplo, tucunaré, curvina, tilápia, bagre africano, porquinho, black bass, peixe-rei, carpa, piranha-preta, zoiúdo.

A PMA ressalta que as multas por crime ambiental podem chegar a R$ 50 milhões e as penas criminais até cinco anos de reclusão.

Nos siga no Google Notícias