ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Polícia Militar aprenderá sistema de segurança japonês

Redação | 08/11/2010 12:27

Por meio de um acordo de cooperação técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública com o Japão, Mato Grosso do Sul irá aprender como funciona a polícia comunitária japonesa, conhecida como Koban. O curso será em São Paulo, em meados de abril de 2011.

A estrutura do modelo japonês Koban, de bases comunitárias, é adotada por diversos países. O sistema funciona com pequenos postos urbanos, onde trabalham de três a quatro oficiais de polícia, que agem preventivamente aconselhando a comunidade, visitando residências e fomentando reuniões.

"Serão enviados 12 policiais, entre capitães e tenentes que já trabalham em batalhões com bases comunitárias e eles serão multiplicadores deste conhecimento logo retornarem ao Estado", explicou ao site governamental Noticias.MS o coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro.

Um oficial da PM também deverá viajar ao Japão para conhecer mais profundamente o sistema Koban. "O Japão tem um dos mais antigos modelos de Polícia Comunitária", diz o coronel.

Em Campo Grande, quatro bases comunitárias estão em operação: nos bairros Coophavila, Coophasul, Nova Lima e Aero Rancho. Ainda neste ano entra em operação a base no Jardim Los Angeles.

Nos siga no Google Notícias