A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

31/08/2009 09:42

População receberá manual sobre sistema de mapas e dados

Redação

A prefeitura de Campo Grande deve confeccionar e distribuir à população, nos próximos dias, um manual de utilização do Sisgran (Sistema Municipal de Indicadores Georreferenciados para o Planejamento e a Gestão de Campo Grande).

O sistema, que já está disponível na internet (www.pmcg.ms.gov.br/sisgran), possui informações detalhadas sobre a cidade, com mapas, gráficos e textos, incluindo história e dados geográficos de cada bairro e região.

As informações estão separadas em três módulos principais: indicadores, mapas e perfil sócio-econômico. O sistema será alimentado por servidores de secretarias e autarquias municipais, que foram treinados pelos técnicos da Divisão de Estatística do Planurb, com o apoio do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação).

Já existem mais de 140 indicadores disponíveis no sistema, incluindo diversos tópicos como educação e saúde, que podem ser buscados por meio de palavras-chave.

Por meio deste tópico, por exemplo, é possível ter acesso a dados demográficos, como quantidade de pessoas em um bairro ou região específica, detalhados por meio de mapas via satélite.

O tópico mapas é muito útil para a população em geral. Por meio dele, é possível buscar endereços e traçar rotas.

Também se pode visualizar os perímetros dos bairros e regiões urbanas e até o limite da cidade.

As imagens e localização de escolas, Ceinf's, incubadoras, feiras livres e unidades de saúde podem ser buscadas e visualizadas nestes mapas. Também é possível mapear o uso do solo, a carta de drenagem da cidade, ver os problemas relacionados e medidas necessárias para o setor.

Já o módulo perfil contém a história de Campo Grande, ilustrada com fotos e gráficos, entre outras informações.

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) afirmou que o sistema traz transparência e dinamismo à sua administração.

"Uma boa administração não se faz sozinho e esse sistema não é só mérito meu. Muita gente vai poder acrescentar idéias e informações", declarou, destacando a importância das lideranças dos bairros e conselheiros municipais neste processo.

MEC quer programa para ocupar vagas ociosas em universidades públicas
O Ministério da Educação (MEC) estuda criar ainda este ano uma nova modalidade do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), chamada Sisu Transferência, vo...
Mega-Sena acumula de novo e prêmio para sábado vale R$ 22 milhões
O segundo sorteio da Mega-Sena, desta semana que terão três, mais uma vez, voltou acumular, devido a falta de acertadores no prêmio principal. O sort...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions