A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

04/04/2017 11:30

Portaria fixa novas regras do Enem, que deixa de ser 'diploma' do Ensino Médio

Mariana Tokarnia, da Agência Brasil
Movimentação de candidatos chegando para prova do Enem, em Campo Grande, em novembro passado (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)Movimentação de candidatos chegando para prova do Enem, em Campo Grande, em novembro passado (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)

O MEC (Ministério da Educação) publicou nesta terça-feira (4) no Diário Oficial da União portaria que fixa as novas regras do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O documento oficializa as mudanças anunciadas pela pasta no início de março.

A partir desse ano, o Enem não servirá mais como certificado de conclusão do ensino médio e os resultados do exame por escola deixarão de ser divulgados.

A portaria substitui a regra anterior, vigente desde 2010. O exame, que até o ano passado poderia servir como uma espécie de “diploma” do ensino médio, agora será voltado principalmente ao acesso ao ensino superior. A certificação da etapa será feita pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

A nova medida apresenta uma mudança em relação à divulgação dos dados. A portaria anterior dizia que os estudantes, além dos resultados individuais, teriam acesso aos resultados globais. Agora, quem prestar o Enem saberá apenas como foi o próprio desempenho.

As regras anteriores, diziam que os resultados “estarão” disponíveis para as instituições de ensino superior, secretarias estaduais de educação e pesquisadores. As novas regras definem que os dados “poderão” ser disponibilizados aos órgãos integrantes da estrutura do Ministério da Educação, para uso dos Programas Governamentais e a pesquisadores.

Até o ano passado, a pasta divulgava os resutados do Enem por escola no segundo semestre do ano seguinte à aplicação do exame. A pasta decidiu não mais fazer a divulgação para evitar a elaboração de rankings. A qualidade do ensino médio passa a ser aferida pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

Edital – De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira), o edital do Enem 2017 será publicado na próxima segunda-feira (10). O documento deverá detalhar as regras do exame, bem como definir a taxa que será cobrada dos participantes não isentos.

O MEC anunciou que neste ano, o Enem será aplicado pela primeira vez em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio. O resultado do exame será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

O Enem é usado para seleção de vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); de bolsas no ensino superior privado, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); e, para obtenção de financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Inep divulga notas dos treineiros do Enem 2016 nesta segunda-feira
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga nesta madrugada as notas dos treineiros - candidatos que aind...
Enem deixa de certificar o ensino médio e só valerá para universidade
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta semana medidas que fortalecem o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas como prova de sel...
Enem 2017 será em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro
O MEC (Ministério da Educação) anunciou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, este ano, será realizado em dois domingos consecutivos...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions