ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Postos devem dar prioridade ao grupo de risco com sintomas de gripe

Secretário diz que principal causa de morte é o atendimento tardio

Leonardo Rocha | 03/06/2016 10:37
Secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, diz que foco principal é o atendimento prioritário aos pacientes (Foto: Fernando Antunes)
Secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, diz que foco principal é o atendimento prioritário aos pacientes (Foto: Fernando Antunes)

O secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, reafirmou que o número recorde de mortes pela gripe A, em Mato Grosso do Sul, tem relação direta com o atendimento aos pacientes. Ele aconselhou as pessoas do grupo de risco que tiverem sintomas de gripe, a procurar rápido as unidades de saúde, e esta precisa dar prioridade para o diagnóstico e tratamento.

"Sempre citamos a questão da prevenção, para evitar a doença, no entanto o impacto mais negativo é o tratamento tardio, as autoridades sanitárias sabem disto e a população precisa ter conhecimento. O grupo de risco, no primeiro sintoma deve ir para unidade de saúde", disse o secretário, durante abertura das cirurgias eletivas, no Hospital São Julião.

Tavares ponderou que os postos de saúde precisam estar informados e preparados para estes casos, dando prioridade aos atendimentos. "As estatísticas mostram que o tratamento adequado nas primeiras 48 horas, não se desenvolve a doença, nos 4 primeiros dias tem 80% de evoluir bem".

Ele alerta que em todos os casos graves, que resultaram em mortes, ou a pessoa demorou para procurar a unidade de saúde, ou esta a liberou para voltar para casa. "Quando retornaram ao hospital, o estado era complicado, foram para UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), com risco de perder a vida".

Apesar da comoção em relação as vacinas, o secretário disse que o foco principal precisa ser o atendimento. "O governador tem razão quando fala da atenção básica, o importante é evitar o agravamento das patologias, com a evolução da doença".

Recorde - Foram registrados até o momento 32 mortes em função da gripe A, provocada pelo vírus H1N1, em Mato Grosso do Sul. Foi o recorde desde quando a doença foi detectada em 2009, em epidemia no México.

De 1.096 exames realizados pelo Lacen (Laboratório Central) este ano, 422 confirmaram a doença em pacientes de todo Estado, sendo 114 somente em Campo Grande. No total, 615 pacientes ainda aguardam o resultado dos exames para confirmar se estão contaminadas. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) declarou que o número de casos segue o padrão dos anos anteriores.

Nos siga no Google Notícias