A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

01/07/2018 08:41

Prazo para contribuinte atualizar versão da NF-e é prorrogado por 30 dias

A não adequação pode fazer com que as emissões de notas fiscais sejam automaticamente rejeitadas.

Anahi Gurgel
Fachada da Agência Fazendária em Campo Grande, onde contribuintes podem tirar dúvidas sobre novas versão da NF-e. (Foto: Divulgação/Sefaz)Fachada da Agência Fazendária em Campo Grande, onde contribuintes podem tirar dúvidas sobre novas versão da NF-e. (Foto: Divulgação/Sefaz)

O prazo para que os contribuintes de Mato Grosso do Sul atualizem a versão da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) foi estendido até o dia 2 de agosto. Dos 25 mil empresários emissores de NF-e no estado, 15 mil ainda não atualizaram a versão 3.10 para a 4.00.

A migração da versão do arquivo XML deve ser feita o quanto antes para não impossibilitar as operações de vendas.

“É uma quantidade expressiva de empresas que podem ter suas NF-e rejeitadas. Houve a prorrogação por mais 30 dias, mas o contribuinte precisa ser ágil para realizar os testes da nova versão”, alerta o gestor da NF-e, Eduardo Higa.

“Esse é um projeto nacional. Os empresários precisam se adequar uma vez que as notas enviadas na versão antiga serão automaticamente rejeitadas, impossibilitando a impressão do Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e, consequentemente, as vendas”, disse Guaraci Fontana, à frente da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda).

No mercado estão disponíveis vários softwares emissores de NF-e, em versões pagas e gratuitas. Uma dessas gratuitas, que pode ser baixada na internet, foi desenvolvida pela Secretaria de Fazenda de São Paulo, sendo administrada pelo Sebrae desde agosto de 2017.

Caso a versão gratuita não atenda às necessidades da empresa, recomenda-se que os usuários busquem outras soluções, até mesmo criar uma própria. No Mato Grosso do Sul, cerca de 80% das empresas emissoras de NF-e utilizam software próprio.

“O funcionário do setor de tecnologia da informação da empresa ou a empresa que comercializar um software emissor de NF-e tem que obedecer aos requisitos e especificações que constam nas notas técnicas. A Nota Técnica 2016.002, versão 1.42, especifica os ajustes necessários relacionados à versão 4.00”, destaca Higa.

Todas as notas técnicas relacionadas à NF-e estão disponíveis no ambiente nacional da NF-e.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions