ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Presos da Colônia Penal praticaram 170 crimes em 2 anos

Redação | 11/01/2008 10:25

Os detentos da Colônia Penal Agrícola, em Campo Grande, foram responsáveis por 170 crimes entre os anos de 2006 e 2007. O número foi divulgado pelo próprio secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Brasil Jacini, e faz parte do levantamento que integra o estudo e o projeto de desativação e reestruturação da Colônia Penal. Através de sua assessoria, Jacini disse ainda que a maioria dos crimes praticados pelos presos do regime semi-aberto são roubos e furtos, mas se negou a dar maiores informações sobre o estudo, alegando "motivo de segurança".

Por estarem em regime semi-aberto, os detentos que trabalham são autorizados a sair durante o dia, mas devem retornar à noite. Mas todos (polícias, agentes penitenciários e Secretaria de Segurança) concordam que não é o que acontece. Muitos saem à noite para praticar crimes.

O detento que não retorna durante o dia deveria perder o direito ao regime diferenciado, mas por causa da superlotação dos presídios alguns acabam permanecendo na Colônia. Foi o que aconteceu com o condenado por tráfico André Pereira Lino, de 25 anos, que no dia 9 de janeiro foi flagrado fora da Colônia pela segunda vez e recapturado.

Com apenas dois agentes penitenciários por turno, o entra-e-sai é constante na Colônia. Na última operação pente-fino, foram contabilizados 27 foragidos, sendo que três acabaram recapturados na manhã do mesmo dia. Além disso, os policiais militares encontraram dinheiro (que teria sido conseguido através de roubos e furtos) e roupas femininas, o que evidencia que prostitutas continuam a entrar no local. Para completar a lista de produtos apreendidos é preciso acrescentar ainda: bebidas, drogas, armas brancas, celulares e carregadores.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública ainda estuda uma solução para o local que abriga 657 detentos, mas tem capacidade para 250. A Colônia Penal pode ser transferida de lugar ou reestruturada no mesmo.

Nos siga no Google Notícias