ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Programa de Alimentação proíbe compra de guloseimas para merendas

Wendell Reis | 29/12/2011 21:56

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (29) uma resolução conjunta das secretarias estaduais de Educação, Administração e Fazenda para regulamentar o Decreto n. 13.336, de 22 de dezembro de 2011.

Entre as exigências para a garantia do fundo está a restrição de alguns

alimentos, como a proibição de bebidas com baixo teor nutricional: refrigerantes, refrescos artificiais e outras bebidas similares; chocolates sob a forma de tabletes, de barras, de ovos e de bombons; balas, pirulitos e chicletes.

O fundo restringe no máximo a 30% dos recursos financeiros recebidos, a compra de alimentos enlatados (milho, ervilha, frutas em calda), embutidos (salsicha, linguiça, presunto, mortadela) e doces (goiabada, bananada, rapadura, doce de leite, paçoca), preparações semiprontas ou prontas para o consumo (bolos, tortas, salgados em geral – esfiha, chipa, hambúrguer, etc.).

O decreto tem por objetivo desburocratizar e dar maior agilidade aos procedimentos de transferência de recursos financeiros às Unidades Escolares. No início do ano as exigências do Ministério da Educação para o processo licitatório dificultaram a compra de alimentos e algumas escolas chegaram a ficar sem merenda.

O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos. A resolução dispõe sobre a aplicação de recursos consignados no orçamento do Estado, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e complementares do Tesouro do Estado, de forma direta às Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino para atendimento do PNAE, dispensada a formalização de convênio, ajuste, acordo, contrato ou outro instrumento.

Nos siga no Google Notícias