ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Projeto prepara mudança para ingresso na Polícia Militar

Redação | 22/04/2009 09:19

Concurso público para sargento, veto a pessoas portadoras de HIV ou que possuam tatuagens do "mal" e exigência de ensino superior para ingresso de oficiais. O ingresso na PM (Polícia Militar) e Corpo de Bombeiros poderá ter novas regras caso seja aplicadas as mudanças previstas na minuta de um projeto elaborado pelo governo do Estado.

Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados, José Florêncio de Melo Irmão, não existe lei estadual sobre os concursos, que são determinados por meio de decretos. O último concurso, lançado em 2008 para seleção de mil policiais, foi regido pelo decreto 12.498, que revogou outros 10 decretos, datados entre 1982 e 2000, sobre a realização de concursos.

Segundo Melo Irmão, a minuta do projeto ainda está em debate, contudo, ele acredita que o governo envie a proposta à Assembleia Legislativa junto com os projetos de reajuste para os servidores. "Com certeza, devem enviar junto com o pacotaço do reajuste", acredita.

Para Melo Irmão, a exigência de concurso público para sargento acaba com a carreira dos cabos e soldado. Ele explica que a ascensão acontece por meio de seleção interna. "O soldado pode seguir na carreira".

Já outras medidas contam com apoio do representante dos cabos e soldados, como veto a portadores de HIV e a alguns tipos de tatuagens. "Tem que colocar na lei do concurso da PM, porque a pessoa vai para a academia e não vai aguentar. O HIV diminuiu a condição física do candidato. O policial vai correr, vai pular muro", afirma.

No último concurso para ingresso na PM, o edital exigia que os candidatos apresentasse exame de HIV. Contudo, a exigência foi derrubada pelo juiz Dorival Moreira dos Santos. A decisão foi válida para todos os concursos públicos do governo do Estado.

Na ocasião, o governo alegou que o exame não tinha caráter eliminatório, mas o magistrado considerou que a simples exigência poderia excluir candidatos. Outro argumento do Executivo foi de que a atividade policial exige condições físicas e mentais, além da possibilidade de colocar colegas e a própria comunidade em risco.

"Do bem"

Nos siga no Google Notícias