ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Queda de doações de sangue adiam cirurgias

Redação | 14/05/2008 15:43

A falta de hábito em doar sangue está colocando vidas em risco em Campo Grande. Nesta semana, duas cirurgias foram adiadas até que o Hemosul encontrasse doadores. Segundo a assistente de Serviço de Saúde da Hemosul, Inês Fernandes dos Santos, a média mensal é de 2 mil doações no centro, sendo 90% para cirurgias. O problema, enfatiza, é que as solicitações superam os estoques e só não há colapso porque há campanhas periódicas.

A assistente afirma que o adiamento de cirurgias é raro, mas a falta de sangue causa transtornos diretos a diversos pacientes, como os que passam por tratamento por câncer, por exemplo. Este é o caso de Santa Lori Schuquel, 54 anos, que precisa de doações de sangue tipo B negativo para prosseguir o tratamento de câncer.

Nesta terça, a filha dela Lucivânia Schuquel saiu de Aquidauana, distante 148 quilômetros de Campo Grande, para fazer a doação. Antes dela, enfermeiras e outros funcionários do Hospital do Câncer também doaram porque Santa Lori está com uma hemorragia.

Nos siga no Google Notícias